Sincovat: vendas no comércio devem crescer 13% no Dia das Mães

 Sincovat: vendas no comércio devem crescer 13% no Dia das Mães

O Dia das Mães é principal data comemorativa do primeiro semestre para o comércio varejista.

Este ano a data será comemorada no dia 8 de maio e promete movimentar as lojas e os restaurantes da RM Vale. A Rádio CBN São José dos Campos e Vale conversou nesta quarta-feira (4) com Dan Guinsburg, presidente do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) para falar sobre esse importante período na retomada da economia.

Segundo o presidente, a expectativa é um aumento nas vendas na casa dos 13% com relação a 2021. Seria esse, então, o melhor resultado desde 2019, no auge da pandemia.

Com o fim das restrições impostas pela pandemia do coronavírus e a “volta ao normal”, o desejo de celebrar a data em família após 2 anos deve aumentar, segundo Guinsburg, que comprovou isso na prática ao visitar a Festa de Quiririm, no último final de semana. Por isso, além dos presentes, o almoço deve reunir mais pessoas, o que torna interessante as famílias já irem reservando lugares nos restaurantes da região.

A procura pelos restaurantes também vai subir – cerca de 20% com relação ao ano passado.
“É a segunda melhor data do ano para diversos setores, ficando atrás apenas do Natal, e é a primeira sem tanta preocupação com a pandemia, uma vez que até o uso de máscaras deixou de ser obrigatório. Essa sensação de normalidade vai ajudar nas vendas”, explica Dan Guinsburg, que também é vice-presidente da FecomercioSP.

As compras parceladas devem prevalecer com o cartão de crédito. Outra forma de pagamento que deverá chamar a atenção, será com o Pix, que facilitou a vida de todos os perfis de consumidores que deixam de sair às ruas com ‘dinheiro vivo’.

Entre os produtos mais procurados para o Dia das Mães, devem estar roupas, seguido de calçados, perfumes, flores, chocolates, cremes hidratantes, eletrodomésticos e acessórios. Para atender os consumidores, os lojistas poderão estender o horário de funcionamento na sexta dia 06 e sábado dia 07 de maio, das 7 às 23 horas.

Ouça a matéria de Marcelo Rocha: