Imprensa

Varejo da RM Vale cresceu 9,6% nos primeiros 3 meses do ano atingiu o maior faturamento desde 2008, o melhor desempenho do Estado

 

As vendas do comércio varejista na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral atingiram R$ 13,8 bilhões nos três primeiros meses do ano, crescimento real de 9,6% em relação ao mesmo período de 2022. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) é o maior faturamento para um primeiro trimestre desde o início da série histórica em 2008.

 

Seis das nove atividades pesquisadas exibiram o maior faturamento da história no período, destaque para lojas de móveis e decoração (+28,9%), concessionária de veículos (+23,7%), autopeças e acessórios (+21%), supermercados (+21%), farmácias e perfumarias (+19,3%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (+18,7%).

 

O estudo do Sincovat é feito com base nos dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), elaborada mensalmente pela FecomercioSP, a partir de informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP).  O desempenho da RM Vale foi o melhor das 16 regiões do estado que contempla o levantamento.

 

Para o Presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, esse resultado do primeiro trimestre mostra a força do comércio da região, que tem crescido de maneira ininterrupta.

 

"Em março registramos a 26ª alta consecutiva nas vendas. Muito provavelmente esse desempenho está ligado às sucessivas quedas na taxa de desemprego e a intensa geração de vagas com carteira assinada, que provocam um aumento no contingente de pessoas com capacidade de consumir. E, embora  as taxas de juros permaneçam elevadas, não se observa grandes problemas na concessão de crédito ao consumidor, que é fundamental para as vendas de segmentos como concessionárias de veículos, eletrodomésticos e materiais de construção", explica Dan Guinsburg.