Carne suína apresenta crescente procura no varejo

 Carne suína apresenta crescente procura no varejo

Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/carnes-grelhadas-236887/

O consumo per capita atual do produto é de 19,3 kg por habitante

O consumo de carne suína no Brasil vem crescendo ano após ano e a tendência é que esse cenário permaneça. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o consumo per capita atual é de 19,3 kg por habitante e, de acordo com dados compilados pelo setor de mercado da entidade, com informações do IBGE, a carne suína tem tido um crescimento mais expressivo nos últimos anos quando comparada a outras proteínas.

“Percebemos que, à medida que informações corretas chegam aos consumidores, por meio do varejo, da cadeia como um todo e de profissionais da saúde, as pessoas se sentem mais seguras para inserir a carne suína em suas vidas”, diz a diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado. A executiva também aponta que a crise financeira fez com que muitas pessoas passassem a consumir mais carne suína, e isso involuntariamente criou uma oportunidade para experimentação, que tem se tornado hábito.

Quem confirma a crescente tendência por essa carne é David Buarque, gerente comercial de aves e suínos do Carrefour. “Trabalho na categoria desde 2008 e, há dez anos, o varejo vem fazendo um trabalho bem específico para aumentar as vendas dessa proteína, com resultados expressivos. Antes, tínhamos um perfil muito mais de cortes congelados e, agora, a carne suína ganhou um consumo rotineiro, então traz cortes resfriados, do dia a dia e mais práticos, como filé mignon, cubos, lombo e bifes, inclusive com linha específica para churrasco”, conta.

O profissional ainda reforça que o trabalho que o varejo vem fazendo para incentivar o consumo da proteína motiva a indústria a trazer cortes diferenciados, com soluções que possam massificar a distribuição dessa carne. “Tanto que, nos últimos anos, vimos muitos lançamentos com cortes práticos, fácil de assar, com uma linha de cozidos. O suíno se torna cada vez mais uma proteína presente na mesa de todos”, diz David.