Veja como os supermercadistas podem vender mais no Carnaval

 Veja como os supermercadistas podem vender mais no Carnaval

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Leandro Rosadas, referência em gestão de supermercados, ensina mudanças que podem fazer o varejista aumentar o lucro em comemorações sazonais

“Criar uma decoração temática na loja, dar destaque para os itens mais consumidos nessa época do ano, fazer ações promocionais e investir no marketing digital usando a temática da festa são algumas das sugestões para aumentar o faturamento nessa época do ano. Opte por anúncios que citem: Carnaval de Ofertas, Folia do Preço Baixo, Bloco dos Descontos, entre outros. Isso atrai o consumidor”, orienta Rosadas.

Entre os itens que tem grande saída durante o Carnaval, estão as bebidas. Nessa categoria, o especialista destaca a cerveja e as bebidas para criação de drinks gelados, com gin, vodka, cachaça e rum. Além disso, o especialista em gestão de supermercados também ressalta que os energéticos também têm boa saída no Carnaval, assim como a água mineral. “Investir em um Walk in Cooler ou BeerCave, que são aquelas geladeiras com grande quantidade de cerveja gelada disponível, pode aumentar o lucro dos supermercadistas, mas vale fazer isso com as cervejas de melhores margens”, pontua o economista.

No Carnaval, as vendas não aumentam só no segmento de bebidas, como também na seção do tradicional churrasco. Por isso, Leandro Rosadas destaca que os lojistas devem dar uma atenção especial a seção das carnes bovinas e suínas, já que serão itens de grande saída, além dos acompanhamentos, como farofa, cebola e pão de alho. “Vender gelo, carvão, espeto e até tábua de carne pode ser uma boa sacada para aumentar o ticket médio e facilitar a vida do consumidor”, explica o especialista. 

De acordo com Rosadas, nesse período de Carnaval, as comidas congeladas semiprontas, como o macarrão instantâneo, o molho de tomate, lanches rápidos e petiscos também prometem ser bastante procurados. O economista explica que negociar com os fornecedores os melhores preços é tão importante quanto a degustação de um produto, que aumenta a venda por impulso. “Eu também recomendo que abra seu mercado todos os dias e, se possível, mais cedo, para atender os moradores locais, e fechando mais tarde, para atender os foliões de última hora”, finaliza Rosadas.

Depois de dois anos sem Carnaval, devido as medidas restritivas impostas pela pandemia, faltam poucos dias para uma das festas mais esperada do ano.  De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços  e Turismo (CNC), o Brasil vai movimentar R$ 8,1 bilhões em receita. Diante disso, os supermercadistas devem estar preparados para aproveitarem essa oportunidade e aumentar as suas vendas. O especialista em gestão de mercados e economista, Leandro Rosadas, explica que o ideal é verificar o seu mix sazonal (Carnaval) e, para isso, orienta que a melhor ferramenta é verificar a curva ABC de vendas, ou seja, categorizar os produtos do estoque por valor vendido com o objetivo de identificar os responsáveis por mais de 70% do seu faturamento e reforçar sua atenção neles. Leandro ressalta ainda que se o varejista não tiver esse histórico, vale adotar algumas ações, como estratégias de marketing.