Saiba como os supermercados podem aproveitar Black Friday, Copa do Mundo e Natal para vender mais

 Saiba como os supermercados podem aproveitar Black Friday, Copa do Mundo e Natal para vender mais

Criador: Oleg Elkov | Crédito: Getty Images/iStockphoto

Entre as principais dicas, especialista da Inwave destaca importância de antecipar equipe temporária; atendimento; e tecnologia

A Associação Brasileira do Varejo (ABV) está otimista com o final de ano e existem três grandes motivos para isso: Black Friday, Copa do Mundo e Natal. Pela primeira vez na sua história o principal evento de futebol acontece no mês de novembro, justamente entre as duas principais datas do varejo. Segundo dados coletados pela ABV, a expectativa para este ano é de que essas três datas aumentem as vendas em 12%, se comparado ao primeiro semestre de 2022.

Diante das diversas opções de escolha, o consumidor atual torna-se mais exigente em alguns aspectos, principalmente quando eles estão dentro das lojas físicas. De acordo com Vanessa Urbieta, gerente de desenvolvimento de negócios da Inwave, empresa de soluções em tecnologia para o varejo, o empresário precisa investir na prevenção de perdas e focar em aumentar a lucratividade da loja nas três datas. Para isso, é importante considerar os seguintes pontos:

Equipe temporária

Para a executiva, o primeiro passo é o gestor saber se precisa ou não de mais pessoas dentro da loja. Em seguida, Vanessa destaca a importância da contratação de uma equipe temporária feita com antecedência para que, assim, os novos profissionais consigam entender o funcionamento da empresa durante o dia a dia. Além disso, o planejamento antecipado ajuda na compreensão das práticas e processos comuns, como a prevenção de perdas, por exemplo.

Atendimento preventivo e prestativo

O período de datas comemorativas significa aumento do fluxo de pessoas nas lojas e, por isso, toda a equipe precisa ficar atenta e fazer com que o cliente se sinta notado. Para isso, a gerente da Inwave aconselha o acompanhamento contínuo dos colaboradores sobre cada cliente que entrar no espaço de vendas da loja.

Prevenção contra furtos

Outro ponto que merece destaque é a segurança das lojas contra furtos e, segundo Urbieta, a tecnologia oferece todo apoio necessário. Soluções conectadas, como IoT (Internet of Things, em português, internet das coisas) aparecem como ferramentas eficientes para os varejistas. Além disso, existem diferentes acessórios antifurtos que podem ser utilizados em supermercados para garantir a segurança tanto da circulação de mercadorias quanto de pessoas.

Use a tecnologia à seu favor

Assim como a tecnologia ajuda a prevenir furtos, ela pode contribuir com a produtividade dos colaboradores durante sua jornada de trabalho neste período de maior movimentação no varejo. A partir de um sistema de estoque inteligente, por exemplo, os colaboradores podem exercer tarefas estratégicas, enquanto a tecnologia monitora a necessidade de reposição de mercadoria em tempo real.