Preço e qualidade são preocupações dos brasileiros sobre produtos sustentáveis

 Preço e qualidade são preocupações dos brasileiros sobre produtos sustentáveis

A geração Z é a que mais considera o meio ambiente na hora de comprar

Apesar do aumento com preocupações ambientais, o consumidor brasileiro ainda espera que os produtos sustentáveis atendam mais às expectativas básicas. Essa percepção foi trazida pelo recente estudo Green Gauge, produzido pela GfK Consumer Life. 

O levantamento ainda aponta que a apreensão sobre mudanças climáticas segue alta na população, com 82% dos brasileiros classificando o tema como sério. Este número representa um aumento de 2% ante o ano anterior.. Entretanto, o número de pessoas preocupadas com a preservação ambiental ao fazer compras segue no mesmo patamar de 2021, com apenas 22%. A geração Z é a que mais considera o meio ambiente na hora de comprar. 

A edição deste ano da pesquisa trouxe diversos alertas sobre o mercado de produtos sustentáveis no Brasil. O estudo mostrou que 3 em cada 10 (33%) brasileiros relatam que produtos ecologicamente corretos “não funcionam” tão bem quanto às opções tradicionais. Esse dado é 1% menor que o da edição de 2021, mas que ainda chama a atenção e demonstra preocupação. 

A percepção de que produtos sustentáveis não funcionam como os convencionais varia conforme a faixa etária. Na geração Z, pessoas com idade entre 15 e 24 anos, a proporção de pessoas que concorda com essa percepção é de 31%, mesmo nível que 2021. Já na geração X, 43 a 57 anos, esse dado cresceu de 30% para 32%. Por fim, os millenials, adultos entre 25 e 42 anos, continuam sendo os mais céticos sobre a eficácia, com 36% questionando os produtos. 

Preço dos produtos 

Segundo Tim Kenyon, VP da GfK Consumer Life e diretor do programa de pesquisa Green Gauge, embora a população brasileira se preocupe com o meio ambiente, é necessário que sejam tomadas ações práticas de consumo. Para isso, o executivo destaca que é necessário ter um preço acessivel, justo e cumpri com sua funcionalidade. 

“As crescentes barreiras de compra também sugerem que os profissionais do mercado precisam fazer um trabalho melhor de traduzir as preocupações ambientais e sociais em consumo de fato. Os profissionais podem estar perdendo a oportunidade de fazer o bem e serem rentáveis ao mesmo tempo. Resolver essa equação deve ser uma prioridade máxima das empresas hoje”, destacou Kenyon. 

Conforme a pesquisa, cerca de 53% dos millenials acreditam que os produtos sustentáveis são muito caros, um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao ano passado. Novamente, a geração Z é a que tem a menor percepção dessa questão, aproximadamente 49% desses entrevistados citam os altos preços.