Pix virou o queridinho do happy hour do brasileiro

 Pix virou o queridinho do happy hour do brasileiro

Estudo aponta que a modalidade de pagamento teve alta de 172% em bares e choperias

Com pouco mais de dois anos de vida, o Pix tem ganhado cada vez mais espaço como forma de pagamento utilizada pelo brasileiro em inúmeras situações. Inclusive na hora do happy hour, segundo levantamento do Itaú Unibanco e da Rede.

O uso da modalidade em bares e choperias teve avanço expressivo no último trimestre de 2022, muito acima do crescimento total do segmento. Enquanto o setor teve alta de 14% na quantidade de operações, considerando apenas os pagamentos com Pix o crescimento foi de 172%.

Os dados fazem parte do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros.

Uma análise feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco, nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, e pagamentos via Pix (de CPF para CNPJ). Os números são relativos ao 4º trimestre de 2022, na comparação com igual período de 2021.

Apesar do avanço importante do Pix, os cartões ainda lideram os pagamentos no segmento: o débito tem um share de 57%, o crédito de 35% e o Pix, de 8%.

Vale destacar que no caso dos cartões o uso da modalidade de aproximação tem avanço relevante: +123% na quantidade de operações, alcançando já 40% de todos os pagamentos em estabelecimentos do tipo (considerando apenas o uso de cartões de crédito).

Imagem: Shutterstock