Páscoa: robô do Ifood é quem entrega os ovos desta vez

 Páscoa: robô do Ifood é quem entrega os ovos desta vez

Como forma de inovar e manter os seus clientes mais seguros, o Ifood fechou uma parceria com a Mondelēz Brasil para entregar os chocolates Lacta em um condomínio de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Só que o entregador dessa vez foi a robozinha autônoma Ada, um projeto piloto criado para auxiliar na conexão entre os supermercados, entregadores e clientes.

A robô foi colocada dentro do Shopping Iguatemi, para recolher as encomendas de Páscoa dos varejos parceiros e levar até o iFood hub, que é o ponto onde o entregador parceiro retira para seguir com a entrega por moto ou bike, por exemplo. Neste caso, os pedidos foram os ovos de chocolate Lacta. E ao chegar no condomínio, para facilitar e agilizar o processo de entrega, um outro robô recebeu os itens e finalizou o percurso até a porta da casa do cliente, de forma inédita.

“A Páscoa é um momento especial de celebração de muitas famílias e decidimos testar um novo formato e a possibilidade de trazer inovação, utilizando robôs para ajudar a conectar todas as pontas da operação. Poder levar diferentes itens até a casa do cliente, com segurança e praticidade, como fazemos todos os dias, e ainda testar este novo projeto piloto, demonstra nosso olhar para o futuro, utilizando novas soluções para sempre atender às necessidades dos parceiros, clientes e todo ecossistema”, explica Antonio Mello, diretor iFood Mercado.

Como os robôs funcionam?

Os veículos são 100% elétricos, ecologicamente corretos e têm capacidade para transportar até 30kg, com autonomia de 12 horas de trabalho. Ainda em fase de testes, os robôs estão sendo desenvolvidos para promover maior integração e, com o uso de inteligência artificial, gerar mais eficiência ao fluxo de entrega, incluindo a redução de tempo de deslocamento e o alerta automatizado de pedidos.

“Buscar soluções que dinamizem a logística são fundamentais para melhorarmos a experiência como um todo. A Ada complementa nosso processo de uma forma bastante inteligente e segura, como um novo modal de entrega que agrega alta tecnologia e pode se integrar aos demais formatos, otimizando o processo e agilizando para o entregador”, explica Fernando Martins, head de Inovação no iFood.

E por que Ada? Segundo a rede este nome foi escolhido para homenagear a matemática e escritora Ada Lovelace, reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. “A ideia é continuar rompendo paradigmas, assim como Ada fez, porque esse é o nosso negócio e a nossa busca continua”, completa Martins.

O projeto da Ada foi desenvolvido em parceria com a empresa Synkar, que é especialista brasileira em inteligência artificial.

Cuidados contra o coronavírus

Além da grande capacidade de armazenamento da Ada, há um sistema de iluminação interna que utiliza raios ultravioleta (UV) para eliminar qualquer microorganismo, bactérias ou vírus, como o coronavírus. Tudo como forma de garantir maior segurança durante o transporte dos produtos.

Páscoa no iFood

Além do projeto piloto de entrega de ovos de chocolate com a robô Ada, o iFood preparou uma seleção especial dos produtos vendidos pelos supermercados, como vinhos, bacalhau e outros peixes, azeites e alimentos no geral. São mais de 3 mil estabelecimentos em todas as regiões do Brasil, cadastrados no iFood Mercado.