Ominnichanel: mulheres já não abrem mão desta opção

 Ominnichanel: mulheres já não abrem mão desta opção

Se antes da pandemia a consumidora brasileira já era exigente, imagine agora, com tantas restrições, mudanças e canais para escolher e comparar? Pensando nisso, o estudo Visa Back to Business 2021 – Edição Mulheres – quis saber para onde estão caminhando as suas preferências atualmente, e pelo visto, as soluções omnichannel são as preferidas para 60% das entrevistadas, conforme a amostra das compras online realizadas por elas, antes de novembro de 2020. Inclusive mais da metade (51%) dessas consumidoras voltariam a comprar presencialmente com a chegada da vacina, mas não abandonariam os hábitos adquiridos anteriormente.

Para Fernando Pantaleão, vice-presidente de vendas e soluções da Visa do Brasil, entender a jornada dessa nova cliente, seus anseios e desejos é fundamental para que os estabelecimentos comerciais possam definir a melhor estratégia multicanal, onde e quando elas quiserem. “Em 2021, a tendência é que essa integração do comércio físico e online seja cada vez mais dinâmica e interativa para essas consumidoras, proporcionando uma melhor experiência de compra”, comenta.

Já no que diz respeito às compras presenciais, as brasileiras estão mais atentas às medidas de segurança oferecidas pelos estabelecimentos comerciais: 74% das entrevistadas consideraram importante o uso de máscaras faciais, preocupam-se com a desinfecção dos carrinhos usados no momento da compra (72%), com a exigência de limites de capacidade para manter o distanciamento social dentro dos comércios (67%) e com a limpeza dos caixas após a saída do cliente (63%).

E, mesmo que naquele momento da pesquisa, 84% tenham afirmado que só iam às lojas físicas quando realmente precisavam, ao saírem de casa, elas esperavam encontrar opções diversas e mais modernas em relação aos pagamentos digitais, como os aplicativos de pagamento móvel (71%), pagamento por aproximação (44%); carteira digital (35%) e, até mesmo opções como as criptomoedas (8%), o que reforça que a digitalização e a busca por inovação é um fator de grande importância para o novo perfil dessa consumidora.

Inclusive nos casos dos pagamentos por aproximação, 44% dessas consumidoras afirmaram usá-lo sempre que possível. A maioria (58%) relatou ainda que não compraria em uma loja que não oferecesse esse meio para pagar, mostrando que esse hábito está realmente ligado aos benefícios que essa inovação traz ao seu dia a dia, como segurança e agilidade.

Como contraponto, o estudo mostra que o uso do dinheiro físico também continua muito presente. Somente 9% delas não havia utilizado dinheiro em espécie no último ano (outubro de 2019/2020). E os segmentos como transporte público (41%); pequenos estabelecimentos comerciais locais (30%) e boletos de despesas pessoais (23%), por exemplo, não oferecem meios de pagamentos digitais suficientes – o que pode justificar a presença do dinheiro no dia a dia delas.

O cartão de crédito também continua no radar. Segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), em 2020 o setor superou as expectativas ao registrar um crescimento de 8,2%, e para este ano espera atingir 50% do consumo das famílias brasileiras.