Natura mira geração Z com fragrâncias criadas a partir de moléculas presentes no ar dos festivais

 Natura mira geração Z com fragrâncias criadas a partir de moléculas presentes no ar dos festivais

Com dois perfumes, o lançamento está previsto para abril

A Natura aproveitou a atmosfera vibrante dos festivais de música para criar as novas fragrâncias da linha Humor. Com tecnologia proprietária, a empresa capturou mais de 40 moléculas que pulsavam no ar durante diversos festivais. O resultado foi um mosaico olfativo que reflete a diversidade e intensidade das experiências.

Diferente da captura feita pelo método de “headspace, que capta as moléculas num ambiente confinado e depois permite a identificação em laboratório, o equipamento utilizado pelos cientistas permite a captura em ambientes abertos.

“Esse processo só foi possível devido ao uso em conjunto de cinco técnicas propiciadas pelos equipamentos presentes no Centro de Inovação da Natura, em Cajamar”, comenta Verônica Kato, perfumista da Natura.

Como parte do processo criativo, Verônica esteve presente em festivais para alcançar a reprodução dos cheiros que representam a energia e atmosfera do público dos eventos.

“Os acordes são mais do que uma simples combinação de notas; é uma interpretação das emoções, sensações, atmosfera e ambientes dos festivais, uma verdadeira confluência entre ciência e arte. As notas verdes, por exemplo, se originaram a partir de pessoas dançando na grama molhada”, Verônica conta.

De olho na geração Z

O projeto das novas fragrâncias de Natura Humor nasceu da compreensão de que os festivais de música representam um espaço de conexão e liberdade para a geração Z.

“Muitos deles encontram nos eventos sociais alívio para ansiedade, estresse e os demais efeitos causados na pandemia. Pensando nisso, nossa inspiração foi a de capturar a vibe e a energia desses locais e transformá-las em fragrâncias, por ser onde essa geração se sente parte do todo, compartilha facilmente suas emoções e celebra intensamente seus anseios e alegrias”, conta Denise Coutinho, diretora de Marketing da marca.

A criação também contou com uma colaboração intensiva com o público-alvo. Mais de 160 jovens participaram do processo criativo.

“As fragrâncias são como portais para a energia e a vibração da atmosfera dos festivais para o dia a dia. Ou seja, são perfumes para serem usados além dos festivais. A nossa proposta é, justamente, que sirvam para que os consumidores se conectem com essa vibe positiva no dia a dia, permitindo que eles revivam essa emoção sempre que quiserem ou precisarem”, afirma Denise.

Com dois perfumes, o lançamento está previsto para abril. Uma das fragrâncias tem a proposta de trazer a alegria característica do principal show de um festival, enquanto a outra apresenta a sensação de conexão e sinergia com o público.

Imagem: Shutterstock/mercado e consumo