Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

 Líderes do varejo acreditam que o setor estará melhor nos próximos 5 a 10 anos

Pesquisa da Mosaiclab aponta que os canais com maior potencial de crescimento são o markeplace, aplicativo próprio, live commerce, metaverso, e loja autônoma

Após o período difícil vivido pelo varejo em 2020 e 2021, anos mais críticos da pandemia de covid-19, o setor vem se recuperando ao longo de 2022 e os líderes varejistas estão otimistas em relação aos próximos anos: 89% acreditam que o varejo estará melhor do que é hoje nos próximos 5 a 10 anos, segundo uma pesquisa da Mosaiclab, empresa da Gouvêa Ecosystem, apresentada no Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, em São Paulo.

Entre os entrevistados, 59% acham que o setor estará muito melhor e irá desenvolver muito. Outros 30% acreditam que estará um pouco melhor, enquanto 6% pensam que estará próximo ao que é hoje. Apensa 1% acha que estará pior.

Essa positividade está relacionada com a recuperação dos negócios atualmente: para 42% o faturamento já está maior comparado ao período anterior à pandemia; para 25% está igual, para 22% ainda está menor e 11% preferiram não responder.

Entre as vertentes apontadas pelos líderes como impulsionadoras do varejo estão a digitalização, integração e proximidade.

No campo da digitalização, 71% acham que o uso de inteligência de dados para venda impulsionará o varejo nos próximos anos. Para 58%, será a recomendação de venda baseada em inteligência de dados e para 54% a entrega conectada, com controle de itinerário e temperatura, por exemplo.

Outras tendências 

Na vertente da integração, 73% condisseram que a ominicalidade vai crescer e transformar os negócios do varejo, enquanto 61% acreditam que será o marketplace e 59% apostam em lojas com conceitos integrados para experiência.

A pesquisa também aponta que o futuro será cada vez mais humanológico, assim como a proximidade com digitalização são vetores essenciais. Na opinião dos líderes, as tendências que devem crescer nos próximos anos são vendas por redes sociais (59%), delivery (57%), comércio de bairro e proximidade (54%) e click e retire (54%).

Já os canais com maior potencial de crescimento em participação são o markeplace, que hoje representa 33% e pode chegar a 59%; aplicativo próprio, de 19% para 46%; live commerce, de 12% para 36%; metaverso, passando de 5% para 32%; e loja autônoma, de 5% para 21%.

As barreiras atuais para o crescimento do setor de varejo apontadas pelos líderes são: instabilidade econômica e política, aumento nos custos, impostos, taxas, frete, mão de obra, matéria prima, burocracia; qualificação, escassez e comprometimento da mão de obra; novos formatos de negócio, novas exigências, concorrência predatória, informalidade investimento/crédito; dificuldade de acesso a crédito para investimento; e macro crises, com novas ondas pandêmicas e guerras.

Imagem: Shutterstock