Índice de Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo nono mês consecutivo

 Índice de Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo nono mês consecutivo

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou uma alta de 0,9% no mês de março, chegando aos 95,1 pontos. Essa foi a 9ª variação positiva consecutiva e a maior pontuação desde abril de 2015. Na comparação anual, o crescimento foi de 20,8%, e o indicador atingiu os 78,7 pontos.

 

O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos. Abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

 

Quatro dos sete itens analisados apresentaram crescimento em março, tais como Acesso ao crédito, Momento para duráveis, Renda e Emprego. O item Perpectiva perspectiva seguiu estável. O Nível de consumo e a Perspectiva profissional sofreram um leve recuo.

 

Em relação às faixas de renda, a única mudança foi no grupo das famílias que ganham mais de dez salários mínimos. O ICF passou de 104,1 pontos para 107,4 pontos, altas de 3,2% na comparação mensal e de 34% em relação ao mesmo mês do ano passado. As famílias com renda inferior a dez salários mínimos ficaram com o indicador estável em março, nos 90,8 pontos.

 

A FecomercioSP destaca que o cenário no mês atual é similar aos anteriores. A inflação e os juros seguem a mesma tendência desde o início do ano passado e há também a perspectiva de que o mercado de trabalho registre uma melhora ainda mais expressiva em 2018. Com isso, o ciclo de expansão do ICF deve ser mantido nos próximos meses.

 

http://www.fecomercio.com.br/noticia/indice-de-intencao-de-consumo-das-familias-cresce-pelo-nono-mes-consecutivo-aponta-fecomerciosp-1