Grupo Pereira é a primeira varejista do país a receber o selo de boas práticas contra o etarismo

 Grupo Pereira é a primeira varejista do país a receber o selo de boas práticas contra o etarismo

Companhia tem 12% do quadro de colaboradores composto por pessoas com mais de 50 anos

O Grupo Pereira é a primeira empresa de varejo do país a receber o selo Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pela organização norte-americana Age Friendly InstituteA chancela, representada no Brasil pela consultoria Maturi, atesta as boas práticas contra o etarismo. O quadro da companhia é composto por 17 mil colaboradores, sendo mais de 2 mil com idade entre 50 a 60+.

O objetivo da certificação é ajudar os candidatos com 50 anos ou mais a identificar empregadores comprometidos em oferecer vagas de trabalho adequadas, livre de preconceito de idade e que valorizam as pessoas da melhor idade por seu conhecimento, experiência, maturidade, confiabilidade e produtividade.

O grupo passou por um processo de avaliação que leva em conta doze categorias de boas práticas, como cultura organizacional e relações com funcionários, recrutamento de candidatos, estilo e práticas de gestão.

“Estamos orgulhosos por esse reconhecimento e sabemos da responsabilidade que este título traz, não apenas de ter cada vez mais ferramentas para atrair e manter esse público como também inspirar outras empresas a fazer o mesmo”, afirma Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira.

Ações ESG

O Grupo tem ações como o GP Acolhe, suporte social gratuito por telefone que inclui atendimento psicológico, jurídico, financeiro, previdenciário e social, e que beneficia também o público da melhor idade. Há ainda práticas voltadas para a saúde dos colaboradores 50+, com temas dirigidos especificamente a esse público.

Mais de 200 colaboradores acima dos 50 anos já foram contratados pela companhia em diferentes cargos neste ano.

“Precisamos enxergar esse tipo de contratação como uma oportunidade estratégica. Esse processo de inclusão torna a empresa mais diversa e consciente de seu papel por espelhar melhor nossa sociedade. Para nós, é uma mão-de-obra que entrega, é produtiva e engajada, capaz de contribuir para a inovação nos negócios”, explica.

Imagem: Shutterstock