Disney se junta à Pretalab e lança programa de bolsa de estudos na área de tecnologia

 Disney se junta à Pretalab e lança programa de bolsa de estudos na área de tecnologia

A multinacional investirá na formação de 100 mulheres em um programa

De olho na inclusão no mercado de tecnologia, a PretaLab, plataforma que conecta mulheres negras no mercado de tecnologia, anunciou seu ciclo de formação “O Poder do Futuro”. O novo projeto conta com o apoio da The Walt Disney Company Brasil. O programa de bolsas de estudo é voltado para jovens negras e indígenas visando proporcionar as oportunidades nas áreas de tecnologia e inovação.  

“Estamos falando de 100 possíveis novas tecnologistas que passarão por uma formação, de oito semanas, com conteúdos introdutórios à área de TI, ministrados por profissionais negras atuantes e reconhecidas no mercado e que segue a metodologia da PretaLab”, explicou Silvana Bahia, codiretora executiva da Olabi, organização social criadora da PretaLab. 

A executiva ainda pontuou que a metodologia segue três pilares fundamentais. O primeiro é o conhecimento técnico, com linguagem de programação e conhecimentos sobre o mercado e carreira. Seguido pelo autoconhecimento, que aborda a identificação da mulher negra enquanto indivíduo e profissional. Por fim, a autogestão para desenvolver autonomia e softskills. 

“Na Disney, entendemos que promover a educação e a igualdade de oportunidades em tecnologia, especialmente em comunidades ou grupos com maior risco de exclusão, é fundamental na construção de um mundo mais inclusivo”, destacou Belén Urbaneja, VP, RSE, gestora de marca e diversidade e inclusão para The Walt Disney Company Latin America. 

O programa oferecido pela PretaLab é gratuito, com vagas limitadas. Podem participar do projeto pessoas que se identifiquem como mulheres negras, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse em tecnologia. O processo seletivo contará com três etapas de seleção: análise de formulário de inscrição; oficina de formação e envio do termo de interesse para participar. 

“As candidatas não precisam ter nenhuma experiência prévia. Será oferecido um treinamento para aquelas que passarem pela primeira etapa do processo de seleção. Todas as etapas de seleção, assim como a formação serão realizadas no formato online, porém com aulas ao vivo e assíncronas”, finalizou Silvana. 

As inscrições para as turmas online podem ser feitas até o dia 11 de dezembro. A divulgação das selecionadas acontece nas redes sociais da PretaLab em 27 de janeiro de 2023. Além disso, será aberta uma turma presencial no segundo semestre de 2023 em uma capital do nordeste, ainda não definida. 

Imagem: Shutterstock