Consumo de frutas e hortaliças é de apenas 34% entre os brasileiros

 Consumo de frutas e hortaliças é de apenas 34% entre os brasileiros

Foto de Jane Doan: https://www.pexels.com/pt-br/foto/frutas-fatiadas-na-bandeja-1132047/

Ingestão frequente é importante para a saúde; Covabra Supermercados incentiva clientes com Festival Bem-Estar

A busca por uma vida mais saudável tem atingido grande parte dos brasileiros, mas ainda enfrenta um grande obstáculo. Apenas 34,2% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças cinco ou mais dias da semana, enquanto 14% consomem refrigerante nesse mesmo período, segundo a pesquisa Vigitel Brasil 2021, divulgada pelo Ministério da Saúde em 2022.
 

Os hábitos de consumo geram resultados que preocupam os médicos. Mais de 56% dos brasileiros apresentam IMC acima de 25 kg/m2, ou seja, estão acima do peso, enquanto mais de 21% apresentam IMC acima de 30 kg/m2, categorizando-os como obesos. “Os cuidados com a alimentação devem ser constantes. A melhor forma de controle da alimentação e do peso é a reeducação alimentar”, afirma Juliana Porto, nutricionista da rede Covabra Supermercados. A reeducação alimentar consiste na mudança de hábitos alimentares de forma contínua, para que seu corpo e paladar se adaptem ao novo costume. “O ideal é iniciar deixando a alimentação com o mínimo de produtos ultraprocessados e mais alimentos naturais, colocando preferencialmente aqueles que a pessoa já tem costume e ir incluindo novos sabores no dia a dia”, relata Porto.
 

Atividades físicas também devem fazer parte do dia a dia. Ainda segundo a pesquisa Vigitel, apenas 15,8% dos brasileiros são fisicamente ativos, e 36,7% fazem alguma atividade física equivalente a 150 minutos por semana, incluindo deslocamentos. “Com os cuidados com a alimentação e exercícios físicos frequentes, o corpo melhora o condicionamento, diminui o risco de doenças e o sobrepeso é controlado”, finaliza a nutricionista.
 

O Covabra Supermercados realiza até hoje, 17, o Festival Bem-Estar, com diversos produtos, como frutas, bebidas proteicas, granolas, bebidas de castanha ou soja, com descontos de até 20%. Os descontos são válidos para compras nas 18 lojas físicas, espallhadas por 11 lojas no interior paulista e pelo site da rede, em que é possível optar pela entrega ou retirada na loja escolhida.