Comércio da RM Vale fecha setembro com mais 599 empregos com carteira assinada 

 Comércio da RM Vale fecha setembro com mais 599 empregos com carteira assinada 

Varejo da região encerrou o mês com 109.463vínculos formais, o maior desde o início da série histórica em janeiro de 2020

Pelo sexto mês consecutivo, o comércio varejista da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte registrou saldo positivo de empregos formais. Em setembro, foram geradas 599 vagas com carteira assinada, resultado de 5.395 admissões e 4.796 desligamentos. Com esse desempenho, o varejo da região encerrou o nono mês do ano com um estoque de 109.463 vínculos celetistas, alta de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado dos últimos doze meses, foram criados 3.940 postos de trabalho. Os dados são da Pesquisa de Emprego na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, elaborada mensalmente pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região ) – com base nos dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Em setembro, seis das nove atividades pesquisadas registraram saldo positivo de vagas com destaque para os supermercados (+338 postos de trabalho) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (+138 empregos). Vale ressaltar que, normalmente, esses são os dois segmentos que mais abrem vagas no fim do ano para atender a demanda.

Além disso, três atividades exibiram o maior estoque de empregos desde o início da série histórica da pesquisa em janeiro de 2020. São elas: farmácias e perfumarias; materiais de construção; e outras atividades.

Para o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, a geração de empregos com carteira assinada está diretamente relacionada às vendas e o comércio da região tem se beneficiado do processo de reabertura da economia e de consumo reprimido.

“Os números mostram que passamos quase 2 anos de muitas dificuldades e agora estamos recuperando. Os consumidores pisaram no freio, compraram somente o básico, mas estão voltando a adquirir outros itens como roupas, calçados, por exemplo. E quando o lojista vende mais, precisa de mais funcionários”, explica Dan.

Além disso, destaca-se uma série de fatores que impactaram positivamente para o desempenho positivo do varejo. Em setembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação pelo terceiro mês consecutivo. A queda de preços dos combustíveis, por exemplo, trouxe um alívio importante para o orçamento doméstico. Os alimentos, inclusive, apresentaram desaceleração no ritmo de alta de preços.

Litoral  – Em setembro, o varejo da região do Litoral Norte abriu 209 vagas de emprego formal, resultado de 1.080 admissões e 871 desligamentos. Sete das nove atividades analisadas exibiram desempenho positivo com destaque para os supermercados (+162 vagas) que impulsionaram o resultado geral.

Serra da Mantiqueira  – Nas cidades da Serra da Mantiqueira, o varejo abriu 82 vagas formais no nono mês do ano, saldo de 267 admissões e 185 desligamentos. Cinco das nove atividades registraram saldo positivo de empregos, com destaque para os supermercados que geraram 98 empregos com carteira assinada e impulsionaram o desempenho geral.