Black Friday: WhatsApp é a principal ferramenta de busca para consumidor da periferia

 Black Friday: WhatsApp é a principal ferramenta de busca para consumidor da periferia

Pesquisa mostra que esse cliente utilizará canais digitais e físicos durante o período de promoções

O WhatsApp é a plataforma mais usada pelos consumidores que vivem nas periferias das cidades brasileiras para buscar promoções para esta Black Friday. A ferramenta é apontada como a preferida por 53% dos entrevistados que buscam por promoções, seguida da internet, com 38%.

Os dados são de um levantamento feito pelo Outdoor Social, negócio de impacto social que visa fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo na favela. Segundo o estudo, 88% dos entrevistados gostam de promoção e 59% disseram que irão comprar na Black Friday deste ano, sendo mais forte a intenção entre as mulheres (56%), bem como entre os que têm entre 25 e 35 anos (35%).

No levantamento deste ano, é possível observar ainda a intenção de busca de um mix de canais para as compras na Black Friday 2022, tendência que se conecta com a perspectiva phygital e omnichannel do varejo atual. Nesse sentido, 60% dos entrevistados declararam que irão comprar em canais digitais e lojas físicas.

O levantamento mostra que Eletrônicos, Calçados e Eletros Portáteis são as principais áreas de interesse de consumo para a Black Friday 2022. Essa tendência pode ser conectada com a Copa do Mundo, que tem impulsionado a compra de produtos eletrônicos.

Entre o público feminino entrevistado, perfumes, cosméticos, e produtos de cama, mesa e banho foram os mais citados durante a pesquisa. A amostra revela ainda que os preços mais baixos e produtos com 50% de desconto são os fatores que atraem o consumidor durante a data. Além desses pontos, frete grátis e entrega rápida também são fatores impulsionadores e decisórios de compra.

Jornada de compra acessível

Considerando-se os desafios relacionados à Black Friday, 69% dos entrevistados afirmam que a falta de informações sobre o produto nas lojas online contribui para a desistência de uma compra, enquanto 74% alegam que trocar produtos comprados pela internet não é uma tarefa fácil.

“É importante garantir que a jornada de compra online seja mais próxima do consumidor, com exemplos, demonstração dos produtos, linguagem acessível. Também é interessante trazê-lo para experiências digitais imersivas e marcantes, oferecendo parcerias para ativação e comunicação por WhatsApp e descontos exclusivos de forma prática por meio do QR Code, por exemplo”, comenta Emilia Rabello, CEO da holding Outdoor Social.

A pesquisa foi realizada com 414 moradores de comunidades sediadas nas cidades de Belém, no Pará (Baixada Nova Jurunas e Condor); Manaus, no Amazonas (Cidade de Deus); Fortaleza, no Ceará (Pirambú); São Luís, no Maranhão (Coroadinho); Recife, em Pernambuco (Casa Amarela); Salvador, na Bahia (Complexo de Amaralina); Brasília, no Distrito Federal (Sol Nascente); Belo Horizonte, em Minas Gerais (Aglomerado da Serra); Rio de Janeiro (Rocinha e Rio das Pedras); e São Paulo (Heliópolis e Paraisópolis). A margem de erro é de 5%.

Imagem: Shutterstock