Apex e Sebrae querem mais exportadores entre os pequenos negócios

 Apex e Sebrae querem mais exportadores entre os pequenos negócios

O Sebrae e a Apex-Brasil firmaram um acordo de cooperação para ampliar a internacionalização dos pequenos negócios brasileiros. A parceria vai subsidiar ações de promoção comercial com foco nas micro e pequenas empresas e desenvolver ações para difusão da cultura exportadora.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a expectativa é atender, neste momento, 300 empresas, sendo 100 delas com perfil de exportadoras internacionalizadas até 2021.

“Atualmente, das 25 mil empresas do país que exportam, 8,4 mil são de pequeno porte. Apesar dessa participação significativa, as micro e pequenas empresas exportadoras são responsáveis por apenas 1% dos valores negociados. Nós queremos, com essa parceria, converter no mínimo 20% dessas empresas participantes do projeto em exportadoras no prazo de três anos”, diz o presidente do Sebrae.

Um dos pontos altos da parceria será a atenção dedicada às Indicações Geográficas brasileiras. A parceria vai realizar um amplo trabalho de sensibilização, mobilização, preparação, capacitação, consultoria, mentoria e assessoria para internacionalização de empresas e territórios.

“Vamos promover as Indicações Geográficas brasileiras no exterior, com um trabalho de posicionamento e valorização de marca desses territórios, identificando potenciais mercados para esses pequenos produtores”, destaca Carlos Melles.