Vendas do Dia dos Pais devem crescer 5% na região

 Vendas do Dia dos Pais devem crescer 5% na região

Data abre as comemorações do varejo neste segundo semestre

As vendas do comércio varejista na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem crescer 5% em agosto, mês do Dia dos Pais, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com as projeções do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), essa expectativa reflete o ótimo desempenho do setor neste ano. Se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 4,76 bilhões será o maior para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008.  

“O Dia dos Pais abre o calendário de comemorações neste segundo semestre para o varejo. Mesmo tendo um impacto menor do que no Dia das Mães e Namorados, ajuda a movimentar o comércio, tem uma circulação de consumidores maior nas ruas e shoppings”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

Na avaliação da entidade, cinco atividades podem ser mais impactadas pela data: lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de vestuário, tecidos e calçados; farmácias e perfumarias; materiais de construção (por conta das ferramentas) e supermercados.

“Naturalmente, os setores que envolvem produtos masculinos terão mais movimento. No entanto, com mais consumidores nas ruas, outras atividades também podem aproveitar, fazendo promoções a realizando sorteios, por exemplo”, comenta Dan.

As projeções para o mês de agosto estão baseadas, principalmente, no desempenho recente do varejo da região, cujas vendas cresceram 9,6% no 1º trimestre do ano batendo o recorde histórico, na resiliência do mercado de trabalho que segue gerando vagas com carteira assinada, aumentando o contingente de pessoas com capacidade de consumir, e no processo de desaceleração inflacionária que traz um alívio para o orçamento doméstico das famílias. Além disso, a expectativa de corte na taxa Selic a partir de agosto/setembro deve ter impacto positivo sobre a confiança dos consumidores.

Presentes mais caros – De acordo com os último dados do Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no mês de julho, alguns presentes para os pais estão mais caros. O preço do perfume, por exemplo, subiu 18,16%; sapato 17,37%; camisa/camiseta masculina 12,69%; tênis 11,98%; calça comprida masculina 11,00%; e a bermuda masculina 7,81). Os livros que também são uma ótima alternativa para presentear subiram 11,47%.

Já para os filhos que pretendem presentear com itens mais caros a notícia é boa: da lista de produtos selecionados, as TVs estão 16,84% mais barato, com relação a 2022, o valor do computador pessoal caiu 15,09% e do relógio de pulso 0,48%.

Os filhos que optarem por levar o pai para almoçar fora ou para uma viagem/atividade de lazer também vão gastar mais que no ano passado. O preço da refeição fora de casa subiu 5,89%, o do cafezinho avançou 9,70% e da cerveja, 12,61%. Quem optar pelo cinema, teatro ou concerto pagará cerca de 7,09% a mais do que ano passado.

Horário do Comércio – De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023, do comércio, os lojistas poderão estender o horário de funcionamento na sexta, dia 11 e no sábado, dia 12, das 7h às 23h.