Vendas do Dia dos Namorados devem crescer 10% na região

 Vendas do Dia dos Namorados devem crescer 10% na região

As vendas do Dia dos Namorados devem movimentar o comércio da região nesses próximos dias. Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), a expectativa é de um aumento de 10% na procura pelos presentes, em relação a 2020.

 

A data costuma ser a terceira melhor do ano para os lojistas e movimenta principalmente os setores de vestuário, tecidos e calçados – os mais prejudicados com a pandemia do coronavírus.

 

De acordo com o departamento econômico do Sincovat, o comércio em geral deverá apresentar um crescimento de 5% em junho. Esse índice previsto tem como base a continuidade dos bons resultados das vendas de setores considerados essenciais, como materiais de construção, farmácias e perfumarias.

 

“Alguns segmentos vêm se destacando, mesmo durante a crise, que é o caso das lojas de materiais de construção, supermercados e farmácias. Essas datas comemorativas ajudam o lojista a recuperar parte das vendas, principalmente as lojas de roupas e calçados, tão afetadas com as restrições”, avalia o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

 

Diferentemente do Dia das Mães, e do mês de maio, em junho a comparação é de dois períodos em que o comércio está com o atendimento presencial autorizado. No Dia dos Namorados do ano passado a RM Vale já estava na fase laranja do Plano São Paulo.

 

Mesmo alcançando esses 10% de crescimento previstos, não será suficiente para atingir o patamar de vendas de 2019, já que em junho do ano passado houve queda de quase 35% no faturamento em comparação com o ano anterior.

 

“A recuperação das vendas será lenta e gradativa. Além de depender das portas ficarem abertas e de uma vacinação mais acelerada, dependemos de uma economia mais aquecida e de uma confiança maior do consumidor. As famílias estão endividadas e o número de desempregados é grande. Recuperar 2019 será um grande desafio”, comenta Dan.