Varejo e e-commerce são líderes de engajamento

 Varejo e e-commerce são líderes de engajamento

CHIANG MAI, THAILAND – Apr.08,2019: Woman holding Apple iPhone 6S Rose Gold with facebook app on the screen. Facebook is a popular free social media are used for information sharing and networking

Mesmo com aquela sensação de que a pandemia parece estar longe de acabar, as medidas para tentar contê-la, como a diminuição no número de novos casos em alguns países, seguidas de regras que ainda permitem que as pessoas saiam de casa para algumas atividades, estão fazendo com que o engajamentos das indústrias nas redes sociais também venha mudando.

Segundo o estudo da Socialbakers, plataforma global de soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, o setor do varejo, que é líder em engajamento no Facebook, registrou 19,6% do total de interações da rede, diferente do que aconteceu no ano anterior, quando o e-commerce ocupava a primeira posição, deixando o varejo com a vice-liderança.

No Instagram, o cenário mudou um pouco já que o primeiro lugar ficou com o e-commerce, que contou com 23,4% das ações dos usuários. Detalhe: o setor do varejo ficou na segunda posição em 2019, quando a liderança da rede social em engajamento era do segmento de moda.

Já o setor de serviços alimentícios, que aparecia na quarta posição no ranking do Facebook no levantamento anterior, agora não está mais em destaque no top 5 da rede social, dando lugar para a indústria de beleza, que não aparecia no último estudo e agora conta com 8,5% das interações no Facebook.

Para Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, as redes sociais devem ter destaque entre as ações de comunicação com os consumidores. “Este ano, devemos perceber oscilações ascendentes em uma série de áreas, incluindo o comércio social, investimento em publicidade e o uso de micro influenciadores. Além disso, com tantos consumidores continuando a recorrer aos canais digitais, as redes sociais se tornarão cada vez mais um componente crucial da experiência do cliente”, afirma.

Confira a seguir os setores que mais se destacaram no Facebook e Instagram:

Facebook

1. Varejo – 19,6% das interações
2. E-commerce – 16,2% das interações
3. Beleza – 8,5% das interações
4. Serviços – 8,4% das interações
5. Moda – 6,6% das interações

Instagram

1. E-commerce – 24,5% das interações
2. Moda – 22,5% das interações
3. Varejo – 14% das interações
4. Beleza – 11,6% das interações
5. Serviços – 7,6% das interações