Turismo em São Paulo tem o melhor junho desde a pandemia, mostra relatório

 Turismo em São Paulo tem o melhor junho desde a pandemia, mostra relatório

Um dos motivos que explicam o resultado é o período de feiras e eventos corporativos na capital paulista (Arte: TUTU)

Dados da FecomercioSP apontam que setor faturou quase R$ 58 milhões por dia; setor hoteleiro beira a 70% da ocupação

O turismo paulistano segue em franco crescimento pós-pandemia. O índice mensal de atividade do setor (IMAT), produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, mostra que o último mês de junho foi o melhor da série histórica, iniciada em 2020.

As altas na pontuação foram de 21,4%, na comparação com junho de 2022 — que já havia sido positivo à época — e de 7,5%, em relação ao mês de maio. Para ambas as entidades, é um momento de comemorar os bons resultados.

Esses números se devem, principalmente, à variável de faturamento do turismo, que quase dobrou em comparação ao mesmo mês do ano passado (aumento de 72%). Em média, os players do setor arrecadaram R$ 56,7 milhões por dia na cidade, em junho.

Para a FecomercioSP, dois motivos explicam isso: em primeiro lugar, o fim do período de feiras e eventos corporativos na capital paulista, que costuma ser mais intenso antes do início do segundo semestre. Em segundo lugar, as atrações da cidade, que vão desde festivais de música a opções gastronômicas, trazem muitas famílias de outras regiões do Estado ou mesmo de outras partes do País.