Tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro tiveram queda em 2023

 Tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro tiveram queda em 2023

O porcentual de tentativas de fraude passou de 5,77% em 2022 para 4,09% em 2023

A média de tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro caiu de forma expressiva em 2023, conforme revelado pelo Raio-X da Fraude 2024, um estudo elaborado pela Equifax/Boa Vista.

Segundo o levantamento, o porcentual de tentativas de fraude passou de 5,77% em 2022 para 4,09% em 2023, o que representa uma retração de 29,11%.

“Esses percentuais são importantes porque mostram um avanço no combate à fraude nas transações feitas por e-commerces”, apontou o superintendente de Antifraude da Equifax/Boa Vista, Pedro Tavares.

No entanto, conforme Tavares, 4,09% ainda representa uma média de tentativas de fraudes “muito elevada e indica o quanto as empresas que fazem vendas online precisam estar atentas e prevenidas para combater e, com isso, minimizar as ações dos criminosos.”

Dia das Mães

A data que comemora o Dia das Mães é um dos grandes momentos do varejo, o que inclui o comércio eletrônico, mas o e-commerce deve estar atento ao alerta de aumento de fraudes. De acordo com a Signifyd, uma empresa de proteção contra fraudes para o varejo online, no ano passado, o mês de maio foi um dos meses com maior pressão de golpes para o e-commerce brasileiro, tendo registrado um aumento de 28% nas tentativas de fraude em relação ao mês anterior (abril de 2023) e 44% mais tentativas se comparado com maio de 2022.

“A prevenção contra fraudes não deve ser considerada um gasto operativo, mas sim um investimento para melhorar a rentabilidade dos comércios eletrônicos. Falhas nas análises de dados, revisões manuais ou sistemas legados prejudicam o crescimento do varejo online, principalmente em oportunidades de vendas como o Dia das mães”, explica Gabriel Vecchia, diretor sênior de Vendas da Signifyd no Brasil.

Para 2024, os dados apontam que a celebração só perde na corrida das vendas para o Natal, e os brasileiros estão considerando mexer no bolso este ano. Com base em uma pesquisa da Méliuz, o gasto médio será 45% maior em comparação com o mesmo período de 2023, e as compras online estão no radar de 77% dos consumidores.

Com informações de Estadão Conteúdo. 
Imagem: Shutterstock/mercado e consumo