Sustentabilidade e produtos naturais são destaques entre as tendências mundiais do mercado pet

 Sustentabilidade e produtos naturais são destaques entre as tendências mundiais do mercado pet

Com a crescente popularidade dos animais de estimação em todo o mundo, o mercado pet tem se expandido rapidamente nos últimos anos. Segundo a American Pet Products Association (APPA), o mercado de produtos e serviços para animais de estimação nos Estados Unidos deve ultrapassar os US$ 100 bilhões em 2023.

Algumas das principais tendências do setor foram apresentadas na Global Pet Expo 2023, uma das maiores feiras de produtos e serviços para animais de estimação do mundo. Ela foi realizada este ano entre os dias 22 a 24 de março no Orange County Convention Center em Orlando, na Flórida (EUA). O evento contou com mais de 1.000 expositores e reuniu milhares de representantes do mercado pet, incluindo fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e compradores de todo o mundo para explorar as últimas tendências e inovações.

Um dos destaques da Global Pet Expo 2023 foi a tendência crescente de alimentos naturais para animais de estimação. O espaço com estandes para estes produtos cresceu desde as últimas edições. Em 2023, eles ocuparam quase um quarto do espaço da feira.

Outro dos principais temas que pudemos observar foi o da sustentabilidade. Com a crescente conscientização sobre o impacto ambiental dos produtos para animais de estimação, muitos expositores se concentraram em opções ecológicas e sustentáveis, como sacos higiênicos, granulados biodegradáveis ​​e alimentos que priorizam a produção responsável (carbono zero).

Na Global Pet Expo 2023, observamos que os expositores apresentaram uma ampla variedade de produtos, desde alimentos e acessórios para animais de estimação até tecnologias para cuidados com animais. Entre as novidades, observamos produtos para cães e gatos e outros animais de estimação, como pequenos roedores, répteis, peixes e pássaros. Também havia produtos para equinos (cavalos).

Havia pavilhões de alguns países como Brasil, Canadá, China e Taiwan, apresentando seus respectivos produtos para o mercado mundial.

Também havia uma ala somente para a mostra de novos produtos. Esta seção concentrou os produtos mais recentes e inovadores com as últimas tendências do setor. Além dos produtos, houve apresentações sobre o mercado pet, entre outros temas relacionados ao setor, e tours no varejo pet.

As tendências mostradas no evento também podem ser percebidas no Brasil. A FVO Alimentos se adequou à tendência de sustentabilidade com o seu produto granulado biodegradável para gatos. É um granulado 100% natural e com embalagem reciclável.

No estudo “Tomorrow’s Consumer”, realizado pela Mosaiclab no ano de 2022 em 14 países da América Latina, incluindo o Brasil, identificamos que a personalização de produtos também é uma tendência, e proporciona maior engajamento com o cliente final.

Cremos que as empresas no Brasil podem explorar mais algumas tendências mundiais, como embalagens sustentáveis, produção sustentável, personalização de produtos e produtos naturais.

André Ferreira é sócio-diretor da PetFuture, uma empresa especializada em inteligência de mercado e consultoria para o setor pet e animais de grande porte e spin-off da Mosaiclab.
Imagem: Shutterstock