Serviços geram 230% mais vagas em janeiro; varejo puxa queda no comércio em São Paulo

 Serviços geram 230% mais vagas em janeiro; varejo puxa queda no comércio em São Paulo

Foram cerca de 13,6 mil novos postos de trabalho a mais no mês

Puxado pelos segmentos educacionais, de saúde e profissionais e técnicos, o mercado de trabalho do setor de serviços no Estado de São Paulo gerou 230% mais vagas em janeiro deste ano do que no mesmo período de 2023

Foram cerca de 13,6 mil novos postos de trabalho a mais no mês na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já o comércio, como era esperado, desidratou, mas em uma intensidade menor (-15,5%) do que em janeiro do ano passado — e menos do que se esperava.

Na comparação mensal, se os serviços subiram, o comércio perdeu 14,5 mil vagas em relação ao estoque de dezembro, mantendo uma sequência de cinco anos que o setor não consegue fechar um mês de janeiro no azul.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), embora os desligamentos após o fim do ano tenham impactado o mercado de trabalho, o cenário ainda foi mais ameno que o esperado, com menos gente perdendo o emprego do que em janeiro de 2023. Isso aconteceu porque as vendas dos setores permaneceram em alta, com crescimento de 10% no mês, em relação a janeiro de 2023, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE.

Comércio em queda

O resultado negativo do comércio veio, principalmente, pelo desempenho do varejo, que perdeu 15,8 mil vagas no mês, principalmente por causa dos sazonais desligamentos dos empregos temporários de fim de ano. É assim que segmentos como o de vestuário e acessórios (-5,4 mil) e os hipermercados e supermercados (-4,2 mil) puxaram o varejo para baixo.

Na cidade de São Paulo, os números são parecidos: o varejo extinguiu 5,5 mil empregos formais, e, não fossem os crescimentos tímidos no atacado (204) e entre as lojas de automóveis (147), as perdas seriam ainda mais significativas.

No total, o comércio paulista reunia 2,88 milhões de vínculos formais ativos até janeiro de 2024, dos quais cerca de 888 mil estavam concentrados na capital.

Educação puxa alta

Os segmentos que ajudaram os serviços a crescerem em janeiro foram, principalmente, o de educação, com 8,2 mil novos postos de trabalho; atividades técnicas e científicas, como contabilidade, consultoria, engenharia e arquitetura (3,3 mil) e de saúde e serviços sociais (3,2 mil). Dos 14 grupos analisados na pesquisa, 8 apontaram saldo positivo em janeiro.

O resultado mais negativo foi o observado nos serviços de alojamento e alimentação, que perdeu 3,3 mil vagas no mês. Só na cidade de São Paulo, o saldo de empregos do segmento ficou negativo em 1,5 mil postos.

Imagem: Shutterstock/mercado e consumo