Rappi sai na frente e vira pioneiro em live shopping no Brasil

 Rappi sai na frente e vira pioneiro em live shopping no Brasil

https://www.sincovat.org.br/wp-content/uploads/2020/10/revista-janeiro_fevereiro20.pdf

Enquanto o gigante chinês Alibaba acaba de anunciar que pretende incorporar o modelo de live commerce, muito forte em seu país Natal, ao comportamento de consumo do brasileiro, o superapp Rappi sai na frente e acaba de lançar a funcionalidade Live Shopping no botão Rappi Entertainment.

Por meio dele, será possível realizar a compra dos produtos apresentados nas lives, incluindo variações de tamanho e cor, informou a companhia. O objetivo é oferecer conteúdos que geram engajamento e interatividade integrados com a proposta do superapp: entregar, literalmente, qualquer coisa em uma hora.

O modelo de negócio estabelece uma relação D2C (direct to customer), aproximando a indústria e usuários finais. “Somos o primeiro app a lançar o serviço de Live Shopping no Brasil”, afirma Julia Canalini, head de Entretenimento do Rappi. “O chamado shopstreaming já é muito forte na China, e queremos popularizar essa tendência também por aqui oferecendo uma forma de consumo mais humanizada e social. O que nos guia é nossa criatividade e um conteúdo que ajude as marcas parceiras a vender”, explica.

Julia diz ainda que o Live Shopping é uma nova maneira criativa de as marcas se comunicarem diretamente com seus respectivos públicos-alvo, disponibilizando conteúdo de qualidade, novas opções de compra e, acima de tudo, uma experiência realmente completa. “É um marco sem volta desse mercado no Brasil”, sinaliza.

COMO FUNCIONA

O novo serviço do Rappi Entertainment vai além da opção de um QR Code disponível na tela para ser direcionado ao e-commerce da marca. O usuário não precisa sair da experiência da live para navegar pelos produtos e fazer suas escolhas de compras em tempo real – tudo estará a apenas um clique de distância. As ferramentas de entretenimento transitam por todo o Rappi, integrando cada vertical aos usuários do superapp.

O Live Shopping está localizado dentro do botão Rappi Entertainment. Para alcançá-lo, basta direcionar até o final da tela inicial do superapp, clicar e escolher “Eventos Ao Vivo” para ter acesso ao conteúdo. O usuário poderá ativar lembretes para lives futuras, e não correr o risco de perder alguma apresentação.

Enquanto o consumidor assiste à live, os produtos mencionados nos vídeos aparecerão na parte inferior com os valores e a opção de colocar no carrinho. Após o encerramento, o usuário poderá finalizar sua experiência mista de entretenimento e compra ao efetuar o pagamento dos itens selecionados durante a transmissão.

O superapp Rappi, cuja proposta é resolver a vida dos usuários através de uma plataforma única, foi criado em 2015, chegou ao Brasil em julho de 2017, e está presente em mais de 100 cidades do país. Além do Brasil, a empresa está presente na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Uruguai.