Qual é a sua estratégia para a Páscoa?

 Qual é a sua estratégia para a Páscoa?

Se por conta das incertezas da pandemia, até o fim de janeiro alguns supermercadistas ainda não tinham traçado um planejamento consistente para as ações de Páscoa deste ano, outros, mesmo diante de limitações no fornecimento, já começaram a expor ovos de chocolate nas gôndolas antes da quarta-feira de cinzas.

O cenário espelha as muitas dúvidas que continuam a existir quase um ano depois de uma pandemia sem perspectiva para chegar ao fim. Por isso, a pedido da SuperVarejo, a Horus Inteligência de Mercado fez uma análise comparativa entre as vendas da semana de Páscoa do ano passado e a de 2019, nos canais de autosserviço e atacarejo em São Paulo e no Rio de Janeiro. A ideia é trazer alguma orientação para o segmento.

Um dos principais pontos do estudo foi que a venda de ovos de Páscoa teve queda média de 10%, enquanto a presença de bombons e barras de chocolate na cesta aumentou em até três pontos percentuais. Com isso, o volume de vendas subiu, mas o ticket médio caiu, já que o shopper preferiu diluir suas compras para a data em produtos mais baratos.

Será que o mesmo vai acontecer este ano? Confira a opinião de diretores comerciais de duas redes e o direcionamento que devem seguir este ano.

Grupo Koch: compras facilitadas para aquecer a sazonalidade em 2021

Segundo o diretor comercial do Grupo Koch, Tiago da Silva, o aumento do consumo de itens, como caixas de bombons e outros gifts de chocolate, já é uma realidade na rede há muitos anos, só que em 2020 isso ficou bem mais nítido. “É, de fato, uma mudança de comportamento do consumidor e percebemos isso na Páscoa do ano passado. As próprias indústrias também se deram conta, estão mudando suas linhas de produtos e se adaptando cada vez mais.”

Até o fechamento desta matéria, as grandes ações de relacionamento e promoções do grupo, que detém 20 lojas de atacado e varejo na Grande Florianópolis, ainda estavam em definição. Mas um pilar já estava certo: o foco será atender todos os públicos, desde o consumidor que busca por uma variedade de ovos até aquele que quer apenas uma lembrancinha.

“Dentro disso, facilitaremos a compra com condições especiais de pagamento, como por exemplo, parcelamento em até 3x sem juros, além de preços especiais para compras no cartão Koch. Assim, estamos trabalhando com uma expectativa de 15% de aumento na venda de chocolates em geral”, revela.

Barbosa Supermercados: drible na falta de insumos e parcerias com fornecedores

Na Páscoa passada, a realidade do Barbosa Supermercados contradisse as estatísticas. Segundo o diretor comercial, José Agnaldo, a venda de ovos de Páscoa foi mais significativa nas lojas físicas do que na online, e os produtos da marca Ferrero Rocher foram os primeiros a zerar as vendas. Ele afirma que o ticket médio foi o maior do que 2019 e que as sobras foram os produtos de menor valor, como chocolates em barra e bombons. Mesmo assim, é difícil prever o que vai acontecer este ano.

“O cenário ainda é de incerteza, a reação do consumidor nesta Páscoa ainda nos gera dúvidas em virtude da pandemia. Mas, mesmo em um momento difícil de falta de insumos e produtos, temos como objetivo fazer ações diferentes. Por meio do time de trade marketing, fechamos parcerias com fornecedores para ações no e-commerce e loja física, juntamente com uma campanha robusta para essa sazonalidade, onde iremos abordar não só ovos de Páscoa, como também itens para a Semana Santa.”

Agora é aguardar, afinal, em 2021 não tivemos Carnaval, mas a Páscoa está garantida!