Projeto em Taubaté aproxima produtores rurais e consumidores e ganha destaque

 Projeto em Taubaté aproxima produtores rurais e consumidores e ganha destaque

Conhecido como CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), o projeto ganhou força no Brasil na última década e se popularizou por ter como objetivo promover a sustentabilidade por meio da economia solidária. Esse trabalho existe desde 2020 e conta com a participação ativa de diversos envolvidos.

O propósito da CSA é manter o agricultor no campo e valorizá-lo. Além disso, através do envolvimento dos clientes, chamados de co-agricultores, a atividade faz com que participem de todo o processo, compreendendo a origem do alimento e de que forma ele é cultivado, além de poder ajudar na plantação.

Tiago Prota, agricultor responsável pela iniciativa em Taubaté, explica como funciona. “São famílias que pagam uma cota mensal, referente a um estudo que nós fizemos no começo do ano, calculando quanto será necessário investir para produzir a quantidade necessária por área. Então, essas hortaliças só existem porque estão financiando a agricultura e fazendo esse movimento local, possuindo um envolvimento maior”.

E todos os produtos são orgânicos e vêm numa cesta com 7 itens, com o valor mensal de R$ 220,00 de acordo com a estação e época de cada cultivo. Rony Zanini e sua esposa Beatriz Zanini participam do programa há 3 anos.

“A nossa família ficou entorno desse projeto, que melhorou a nossa saúde e alimentação. Eu falo que estar em contato com a horta mudou a forma que olhava para o alimento, que tive oportunidade de colher e conhecer. É diferente de pensar que a natureza está disponível para nós o tempo todo”, diz a co-agricultora, Beatriz.

Atualmente, a comunidade possui 25 famílias, mas tem capacidade de atender até 40 co-agricultores. Tiago também explica como é feito a entrega que funciona uma vez por semana para os integrantes. “A CSA deixa a responsabilidade do agricultor o que vai ser entregue toda semana, por isso, aviso na sexta-feira quais serão os itens e colho na segunda cedo, e à noite eles vêm buscar no local combinado”.

Com a visão de um futuro mais sustentável e saudável, fortalece os laços e ainda possibilita a conscientização sobre o ato de comer. O endereço do local é na Rodovia Oswaldo Cruz, km 12,5. O telefone para contato é (12) 99744-5688.

Assista a matéria completa: