Plano de expansão da Chilli Beans prevê a abertura de 400 óticas de rua até 2025

 Plano de expansão da Chilli Beans prevê a abertura de 400 óticas de rua até 2025

Entre os diferenciais estão o investimento a partir de R$ 190 mil e o maior apelo para fisgar consumidores desse negócio

A rede de franquias Chilli Beans anuncia o “Plano 400”, projeto de expansão que irá abrir 400 óticas de rua até o final de 2025. O objetivo do projeto é apresentar um formato de loja mais acessível, tendo como um dos principais diferenciais um investimento abaixo dos demais pontos, a partir de R$ 190 mil, e com maior apelo para a rua, como forma de oportunidade para novos entrantes e para atender o consumo de ótica desta categoria.

As novas unidades irão contar com vitrines maiores para chamar a atenção do consumidor, valores mais acessíveis em armações e lentes, além de comunicação focada em promoções, com auxílio de geolocalização em cada ponto de venda. Atualmente, a marca conta com cerca de 300 lojas abertas, das quais 10% funcionam como comércio de rua.

Procura por óculos de grau cresceu após pandemia

Inaugurada em 2019, a Ótica Chilli Beans se consolidou no mercado e, hoje, é considerada a terceira maior do Brasil. O avanço e a aposta na marca se intensificaram durante a pandemia de covid-19, quando os óculos de grau passaram a ser mais procurados dentro das lojas da Chilli Beans Vermelha.

Caito Maia, fundador de ambas as marcas, percebeu a oportunidade de alavancar no mercado. Até 2020, os óculos de grau representavam 20% das vendas da rede. Com o avanço da pandemia, passaram a representar 50%.

Um dos principais diferenciais da marca, quando comparada ao mercado, é o serviço de óticas no formato self-service, em que o próprio cliente pode manusear os produtos. Segundo Maia, o objetivo é “não ser uma ótica engessada, com produtos trancados numa vitrine”.

A marca pretende inserir o mesmo conceito das lojas da linha Vermelha e transformar os óculos de receituário em acessórios de moda. “Nós já somos a maior marca de óculos escuros da América Latina e, agora, estamos entrando forte no mercado de grau, queremos estar entre os maiores nesse segmento e trabalhamos para isso”, reforça.

De acordo com informações da pesquisa Índices de Performance do Varejo (IPV), entre março de 2023 e mesmo período de 2024, as vendas em lojas de rua cresceram 11% e o faturamento, 18%, enquanto em lojas de shoppings o crescimento foi menor, marcando 10% de alta nas vendas e 11% no faturamento.

Segundo a companhia, o “Plano 400” visa fisgar o consumidor de ótica de rua e, para isso, estabeleceu uma meta agressiva, focada na expansão das lojas físicas e reforçar, cada vez mais, a relevância da Ótica Chilli Beans para o território do grau.

“Temos um mercado em grande evolução: o número de pessoas que precisam usar óculos de grau aumenta a cada ano e nossa ótica vem com o objetivo de ser acessível e transformar os óculos de grau em um acessório de moda. Para isso, temos um grande diferencial: somos uma monomarca, portanto, nosso consumidor só irá encontrar as nossas armações em nossos pontos de vendas, com muito estilo, variedade, moda e equipe especializada para seu atendimento”, explica Eduardo Félix, head de Expansão da Chilli Beans Vermelha e Ótica Chilli Beans.

Ajude o Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul precisam de ajuda e a sua contribuição é valiosa. Os canais oficiais para doações de ajuda humanitária e resgate de pets são:

Imagem: Shutterstock/mercado e consumo