Para evitar colapso, Doria determina fase vermelha no Vale e em todo o estado de SP

 Para evitar colapso, Doria determina fase vermelha no Vale e em todo o estado de SP

O governador João Doria (PSDB) determinou o fechamento do estado de São Paulo nas próximas duas semanas para evitar colapso no sistema de saúde, diante do aumento exponencial da Covid-19.

Conforme antecipou OVALE, todas as regiões paulistas entrarão na fase vermelha do Plano São Paulo a partir da 0h do próximo sábado (6) e até 19 de março. Fase vermelha permite apenas o funcionamento de serviços essenciais. Todos os demais serviços terão que fechar as portas.

“Estamos atendendo a recomendação do Centro de Contingência e recuando todo o estado de São Paulo para a fase vermelha”, disse Doria.

“Estamos à beira de um colapso na saúde, em São Paulo e no Brasil. Exige medidas urgentes e coletivas, e sensibilidade daqueles que preferiram praticar o negacionismo. Não é só um problema de um governo [federal] negacionista, mas de parte da população que se nega a cumprir as recomendações. Não é razoável que parte da população queira beber, se aglomerar e comemorar. Não há alegria na morte”, completou o governador.

A medida visa aumentar as restrições de circulação e pretende reduzir a disseminação do coronavírus, que ameaça colapsar o sistema público de saúde. A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está próxima do esgotamento em várias regiões, superando 70% no estado.

A decisão foi tomada menos de uma hora antes do anúncio, que foi feito durante coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira (3).

OVALE apurou que Doria e membros do Centro de Contingência ao Coronavírus se reuniram antes da coletiva para definir as novas medidas. O colegiado vinha pedindo mais restrições diante da atual situação da pandemia.

Na véspera do anúncio, Doria e secretários do governo se reuniram virtualmente com 618 prefeitos paulistas, alguns deles das principais cidades da RMVale, para consultá-los sobre a possibilidade de trancar todo o estado. A maior parte dos prefeitos concordou com as restrições.

Desde a semana passada, o governo vem endurecendo as regras de circulação. Doria decretou o chamado toque de restrição, de 23h às 5h, e rebaixou regiões à fase vermelha –seis delas estão nessa etapa mais restritiva do plano. Não foi suficiente.

Nesta terça-feira (2), o estado registrou o maior número de mortes por Covid em 24h desde o início da pandemia, com 468 novos óbitos, e também tem o maior número de internados, com mais de 16 mil pessoas em UTIs e enfermarias.

“Essa segunda onda da Covid atinge todo o Brasil. Em São Paulo, perdemos quase 500 pessoas por dia. Ontem foi um recorde, com 468 pessoas mortas. São Paulo encaminhou para internação um paciente a cada dois minutos. Foram 901 pedidos de internação”, afirmou o governador.