Para 77%, reputação da marca é fator decisivo de compra

 Para 77%, reputação da marca é fator decisivo de compra

Segundo levantamento do Guia dos Melhores, preços justos ou benefícios também determinam a decisão

Ser uma marca com boas avaliações é o fator que mais influencia no momento da compra. Segundo levantamento do Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos, 77% dos consumidores consideram a reputação da marca antes de adquirir um produto.

Para 31% dos entrevistados, ter uma boa reputação nas mídias sociais é prioritário, enquanto 27% consideram os comentários positivos em plataformas de avaliação. Para 19%, ser referência entre conhecidos é determinante para conquistar a fidelidade do cliente.

Segundo o estudo, 49% indicaram preços justos ou benefícios significativos como fator-chave para se tornar um consumidor assíduo, que pode até engajar outros usuários.

A pesquisa mostra também que 32,8% dos consumidores têm mais probabilidade de comprar de marcas quando têm uma experiência de compra segura. Ter tempo de atuação relevante no mercado e diversidade de formas de pagamento são motivos que aparecem logo depois.

“Não é apenas o momento da compra, ou seja, o gatilho que produz o desejo, mas o entendimento da jornada de experiência do consumidor. Com a multiplicidade de canais, a jornada se torna muito menos linear e objetiva. E a marca deve acompanhar esse trajeto por meio das redes sociais, aplicativos da loja, das avaliações internas e externas”, afirma Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.

Perda de confiança

O estudo indicou que para 33% dos entrevistados, estabelecer canais diretos para a resolução de problemas é o aspecto mais importante ao reconsiderar a compra de marcas que proporcionaram experiências negativas.

A avaliação negativa por meio de plataforma (64%) e por conhecidos (35%) também é o fator decisivo na perda da confiança de marca pelo consumidor.

A marca que não cumpre garantias e benefícios oferecidos (48%) e tem preços pouco atraentes ou políticas de reembolso desfavoráveis (31%) também diminui suas chances na conquista do público.

Imagem: Shutterstock/mercado e consumo