Os melhores cases de IA da NRF 2024

 Os melhores cases de IA da NRF 2024

“Estamos entrando em um superciclo tecnológico”. Essa foi uma das frases da tão aguardada e concorrida palestra da Amy Webb no SXSW 2024, maior festival de inovação e criatividade do mundo. Esse superciclo se caracteriza por uma janela de 20 anos com tamanho avanço tecnológico que transformará fundamentalmente a forma como vivemos e vivenciamos o mundo, será o maior avanço tecnológico da história do mundo.

Mensagem forte, não? Ela não é a única. Bill Gates também tem falado amplamente sobre o tema. Segundo ele, a IA trará uma revolução ao mundo maior do que a internet trouxe há 20 anos e teremos o maior aumento de produtividade da história da humanidade.

O mais interessante é que a própria Amy comentou que é muito desafiador antever como será o futuro empoderado pela IA, assim como não conseguíamos vislumbrar todas as disrupções que a internet traria há 20 anos.

Inteligência Artificial na NRF

É claro que o maior evento de consumo e varejo do mundo também não ficaria de fora das discussões da transformação que a IA trará para o segmento de consumo e varejo, sendo esse um dos temas mais abordados e discutidos na NRF 2024.

Marcando presença em praticamente todos os stands de tecnologia da enorme área de exposição de mais de 30.000 m², o tema foi praticamente inserido em todas as palestras do evento. Em maior ou menor grau, a IA se consolidou como uma das grandes tendências e promete ser o principal motor de inovação para o nosso mercado.

Mesmo que ainda em estágio inicial, diversas empresas apresentaram seus cases de aplicação da IA e, como é o esperado de todas as novas tecnologias, as aplicações estão concentradas em melhorar e otimizar processos atuais, e não em transformações estruturais.

Mapeamos as seguintes áreas de maior uso e aplicação da IA na NRF 2024:

Princpiais cases de IA na NRF

Vamos aos cases que mais se destacaram na NRF 2024, procuramos selecionar exemplos de diferentes cenários e aplicações.

Amazon Ads – Personalização 1 a 1

A Amazon mostrou seu case de produção de anúncios gerados por IA. Basta selecionar os SKUS desejados, escolher o tema de fundo, a aplicação e, pronto, fotos realistas em diferentes casos de uso gerados em tempo real pela máquina.

Foi discutido que em um futuro próximo poderemos personalizar ao extremo a experiência digital de cada consumidor e teremos fotos, descrições, reviews, vídeos explicativos etc. customizados cliente a cliente.

Carrefour França – Atendimento via IA

Na palestra da Gouvêa Ecosystem na NRF24, mostramos os cases mais inovadores de varejo no mundo. Um deles foi o do Carrefour na França, que integrou seus canais digitais com uma versão personalizada do ChatGPT-4.

A IA se faz presente em todos os canais de atendimento ao consumidor e reponde de forma natural a qualquer questão relacionada ao Carrefour, como status dos pedidos, ofertas personalizadas, planejamento para um jantar, receitas etc. A IA foi batizada de Hopla! e usa os dados de navegação e histórico do cliente para entregar as melhores recomendações personalizadas 1 a 1.

Rewind – Assistentes pessoais

“Todos nós teremos assistentes pessoais dentro de 3 a 5 anos cuidando da nossa vida pessoal e profissional”. Essa foi a frase da Kate Ancketill, CEO da GDR na NRF24.

O uso dessas novas tecnologias promete escalar a produtividade dos profissionais e das empresas. E exemplos de aplicativos de assistentes pessoais baseados em IA não faltaram: ChatGPT, da OpenAI; CoPilot, da Microsoft; PI etc.

Um dos que mais chamaram a atenção foi o da empresa Rewind, que por meio de aplicativos instalados no seu celular e computador passa a ler tudo o que você faz (e fez) nesses ambientes, permitindo com que o usuário faça perguntas de forma natural e aberta para obter sua resposta, algo como “Onde será o meu evento de sexta-feira?”, Qual o nome da pessoa da empresa ABC com que eu almocei na semana passada?” ou “Qual o faturamento da empresa 123 que Fulano comentou comigo?”

O mais interessante é que essa empresa está desenvolvendo, ainda em fase de protótipo, um pingente que ouvirá e transcreverá tudo o que é dito pelo usuário e no seu entorno, amplificando ainda mais o poder do assistente pessoal.

Superbalist – Redução de custos

A varejista de moda sul-africana Superbalist implementou nos seus canais digitais uma ferramenta baseada em IA para encontrar o tamanho certo para cada cliente. Esse é um grande desafio, considerando as inúmeras variações nas modelagens e no caimento único de cada peça.

Usando como dados de entrada do usuário apenas a altura, o peso e o formato do corpo, a ferramenta cruza tais informações com os dados da modelagem de cada peça usado pelas confecções e do comportamento de dezenas de milhares de outros clientes, como satisfação, reviews, taxas de devolução etc., para mitigar ao máximo o problema de devoluções pela compra do tamanho errado.

Walmart – Diga adeus a fazer compras

Outro case que chamou bastante a atenção foi o do Walmart, com o uso de IA aplicado ao programa de fidelidade da empresa, o Walmart Plus.

Através dessa aplicação, a empresa começou a prever quais itens seus clientes “querem comprar”, com base no seu histórico de compra, taxa de consumo e comportamento. Dessa forma, os clientes nunca mais precisarão lembrar de comprar o seu refrigerante favorito, por exemplo.

Um estágio ainda mais desenvolvido é a integração dessa IA com o serviço do Walmart chamado “In home delivery”, em que o entregador da empresa consegue abrir a garagem ou portão do cliente através do seu aplicativo e deixar as compras dentro de casa.

No limite, o Walmart prevê que seus consumidores nunca mais precisarão fazer compras. A IA fará todo o trabalho para eles e os itens aparecerão “magicamente” dentro das suas casas.

O Walmart reforçou que esse não é um serviço de assinatura de itens específicos que o cliente escolhe, mas, sim, que é uma IA determinando o que, quando e quanto o cliente precisa.

Visão do futuro

Como mencionei no início desse artigo, as aplicações demostradas, apesar de avançadas e já em operação, ainda estão em estágio inicial, pois estão centradas em otimizar os processos e as rotinas  existentes. Entretanto, estamos no limiar de novas aplicações, ideias e modelos de negócios que ainda não conseguimos antever, pois as bases que darão sustentação para essas transformações estão sendo construídas neste exato momento.

Apesar de o caminho ser ainda nebuloso, o destino, por outro lado, parece ser bem mais claro. Todos os segmento serão profundamente impactados, desafiados e transformados pelas novas tecnologias, abrindo amplo espaço e oportunidade para novos entrantes desafiarem o status quo. Isso demandará a reinvenção dos protagonistas de hoje para se manterem nessa posição.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação