O caminho da fidelização de consumidores no foodservice é multimarca

 O caminho da fidelização de consumidores no foodservice é multimarca

Fidelizar o cliente é persistentemente um dos objetivos de qualquer negócio. Lutamos com todas as armas para aumentar nossa participação no dispêndio do cliente em nossa categoria e, no foodservice, focamos na carteira e no estômago dos clientes.

Os negócios de foodservice sofrem pressões de múltiplos lados:

  • Sofisticação do paladar do consumidor;
  • Contínuo desejo por novidades;
  • Culinárias emergentes impulsionadas pela imigração;
  • Restrições de ingredientes (guerras, problemas climáticos etc);
  • Novos entrantes (formatos ou informalidades);
  • Novo contexto de consumo imposto pela pandemia (home office).

Somado a isso tudo, o mercado encara, também, os desafios de disponibilidade de renda do consumidor, inflação de alimentos, falta de mão de obra, mas isso não importa! É preciso seguir com estratégias consistentes e bem estruturadas.

No Brasil, segundo o IBGE, 35% da população tem entre 18 e 40 anos, ou seja, uma expressiva população jovem com um estilo de consumo volátil, digitalizando e impaciente.

Então, a pergunta é: como aumentar a frequência do consumo desse cliente com a sua empresa? Sem dúvida, a resposta é a estruturação de holdings, ou outros formatos empresariais, que permitam agrupar diferentes conceitos.

Cliente está em busca de happy hour? Quer tomar um cafezinho com cookies? Quer uma refeição do dia a dia na praça de alimentação? Jantar romântico? Experiência perfeita no delivery? Barato e conveniente? A resposta deve ser cada vez mais: temos!

E para assegurar essa oferta é preciso estruturar uma estratégia de mix, branding, produção centralizada, operação e, principalmente, entrega de valor percebido ao cliente.

Internacionalmente, a marca Lettuce Entertain You faz isso muito bem. São 12 diferentes marcas e mais de 120 unidades, majoritariamente localizadas em Chicago, que oferecem aos seus clientes, conceitos, posicionamento de preço e tipos de serviço de maneira única.

Outro case excepcional é o Union Square Hospitality Group, também com 12 marcas, mas  predominantemente em Nova York. O fundador Daniel Meyer será um dos keynote speaker dessa edição da NRA Show, com sua visão e modo de dirigir os negócios que encanta a todos no mercado.

Temos muito a nos inspirar, mas esse pensamento já atinge negócios aqui no Brasil. Grupo Maksoud, Cia Tradicional de Comércio, Impettus, O Burguês, dentre outros.

Claramente todos com o pensamento de contínua evolução.

E você? Acha que é melhor remar sozinho ou atuar em grupo? Sem dúvida, fazer parte de uma estrutura maior faz toda a diferença, especialmente nas crises, ganhos de escala, compartilhamento de custos e, principalmente, aprendizados.

Se eu puder deixar uma dica… agregue-se!

Nota: De 17 a 23 de maio, a Gouvêa Foodservice, em parceria com a Mercado&Consumo, conduzirá a Delegação Connection para a NRA Show em Chicago, um dos mais importantes eventos mundiais do Foodservice. Lá, a Gouvêa Foodservice vai apresentar um conteúdo exclusivo sobre o Brasil.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock