No pós-pandemia, setor de logística passa por revisão e encolhe

 No pós-pandemia, setor de logística passa por revisão e encolhe

Nos Estados Unidos, os varejistas estão reavaliando suas operações logísticas, incluindo o espaço de armazém, à medida que os padrões de gastos do consumidor migram para os serviços

*com informações do The Wall Street Journal

Varejistas perdem espaço em armazéns e reduzem suas redes de logística neste momento, quando as interrupções que desaceleraram as cadeias de suprimentos durante a pandemia de covid-19 diminuem amplamente, e os padrões de gastos do consumidor migram para os serviços.

A varejista de descontos Big Lots e a rede gigante do varejo Walmart estão entre as empresas que fecharam armazéns ou demitiram funcionários de distribuição como parte de um realinhamento mais amplo das operações logísticas. Os cortes ajudam a esfriar um mercado de demanda de armazenamento que cresceu muito durante a pandemia, e acalma a corrida pela adição de mão de obra de logística para lidar com uma enxurrada de bens de consumo.

No mês passado, a Big Lots fechou quatro centros de distribuição avançados, instalações menores localizadas mais próximas dos clientes do que os armazéns típicos, em meio à queda nas vendas. Jonathan Ramsden, diretor financeiro e administrativo da Big Lots, disse que o varejista abriu as instalações, que manejavam produtos a granel como móveis, durante a pandemia “para suportar um período de alto crescimento de nossos negócios”.

“No atual cenário econômico, não precisamos mais dessa capacidade adicional”, disse Ramsden.

Os executivos da Big Lots disseram em uma teleconferência, em 26 de maio, que a empresa com sede em Columbus, Ohio, havia cortado US$ 100 milhões em custos anuais no primeiro trimestre com medidas que incluem o fechamento dos centros de distribuição. As vendas líquidas do varejista caíram 18,3% em relação ao ano anterior, para US$ 1,12 bilhão no trimestre, enquanto os estoques em seu balanço caíram 18,8% no trimestre, em comparação com o ano passado.

Os varejistas estão reavaliando suas operações logísticas, incluindo o espaço de armazém, à medida que as expectativas dos consumidores por remessas rápidas diminuíram, disse Rob Handfield, professor de gestão da cadeia de suprimentos da North Carolina State University, e os consumidores direcionaram mais gastos para os serviços do que para os bens de consumo.

“Começamos a ver a redução da demanda e isso é perceptível: Talvez não precisemos de tanto estoque e, se não precisamos de tanto estoque, não precisamos de tantos centros de distribuição”, diz Handfield .

Durante a pandemia, os varejistas aumentaram as redes de logística enquanto tentavam contornar os gargalos da cadeia de suprimentos e acelerar as entregas para atender à crescente demanda do comércio eletrônico. Isso levou a uma corrida de terrenos e espaço de distribuição, e reduziu a taxa de vacância de imóveis industriais para uma baixa de vários anos de 2,9% no segundo trimestre de 2022.

As taxas de vacância estão voltando a subir este ano, e as empresas desaceleraram suas decisões de aluguel ou reduziram o espaço para se ajustar a uma economia em mudança.

AMAZON

A Amazon, que dobrou o tamanho de sua rede de atendimento durante a pandemia, começou a recuar em sua expansão no ano passado, com a desaceleração das vendas. A gigante do comércio eletrônico fechou, cancelou ou postergou o trabalho de 115 armazéns nos EUA no ano passado, de acordo com o consultor de logística MWPVL International.

A contração agora atinge o emprego em armazéns. As folhas de pagamento no setor deram baixa em 1.900 empregos em maio, o ponto mais baixo desde janeiro de 2022, e mais de 41.000 empregos foram perdidos nos últimos 12 meses, de acordo com o Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos.

A taxa de vacância de imóveis industriais subiu para 3,6% em todo o país no primeiro trimestre, de 3,3% no quarto trimestre de 2022, de acordo com a empresa de serviços imobiliários Cushman & Wakefield. Esse foi o terceiro trimestre consecutivo de aumento de vacância após dois anos de queda na disponibilidade, embora ainda esteja bem abaixo da taxa média de vacância de 5% em 2020.

O Walmart demitiu mais de 2.200 trabalhadores em centros de atendimento em todo o país, de acordo com as notificações arquivadas em vários estados sob a Lei de Notificação de Ajuste e Retreinamento do Trabalhador.

Em março, um porta-voz do Walmart disse que a empresa busca maximizar sua rede de lojas e centros de atendimento “para entregar itens para clientes on-line, quando e como eles desejarem”.

“Recentemente, ajustamos os níveis de pessoal de nossos centros de atendimentos em mercados selecionados para melhor nos prepararmos para as futuras necessidades dos clientes”, disse o porta-voz.

As vendas comparáveis do varejista nos Estados Unidos, aquelas de lojas e canais digitais que operam por pelo menos 12 meses, cresceram 7,4% no trimestre encerrado em 28 de abril em comparação com o ano anterior. Mas o CEO do Walmart, John David Rainey, disse que as vendas desaceleraram à medida que o primeiro trimestre avançava, pois os compradores optaram por embalagens menores e marcas próprias na tentativa de administrar seus gastos.

A Ashley Furniture Industries, uma das maiores fabricantes e varejistas de móveis dos EUA, fechou um centro de distribuição no final do ano passado que havia aberto durante a pandemia, de acordo com um relatório recente do The Newark Advocate, de Ohio.

As vendas de móveis e decoração dispararam durante a pandemia, pois os consumidores domésticos gastaram muito em reformas de casa. À medida que as restrições de viagens diminuíram, as pessoas recuaram nessas compras e priorizaram os gastos em viagens e outras experiências.

Os representantes da Ashley Furniture não responderam aos pedidos de comentário.

IMAGEM: Freepik