Minerva Foods pretende reduzir as emissões líquidas a zero

 Minerva Foods pretende reduzir as emissões líquidas a zero

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul, anunciou o lançamento da sua nova estratégia de sustentabilidade, com o compromisso de se tornar Carbono Neutro, alcançando emissões líquidas zero até 2035 – 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris.

Mediante a sua agenda de objetivos ambientais, a companhia adota uma abordagem diversificada para atingir suas metas de médio e longo prazo. Por isso, ela investirá até R$ 1,5 bilhão em projetos que ajudam a reduzir as emissões em toda a cadeia produtiva, até a data anunciada.

O primeiro dos compromissos é garantir o fim do desmatamento ilegal em toda a cadeia de abastecimento na América do Sul. “Seguiremos com o monitoramento geográfico em todos os territórios do Brasil e vamos expandir para 100% dos fornecedores diretos no Paraguai, em 2021; na Colômbia, em 2023; no Uruguai, em 2025; e nos demais países do continente até 2030”, destaca Taciano Custódio, diretor de sustentabilidade da Minerva Foods.

Até o fim de 2021, a empresa pretende integrar também a ferramenta Visipec ao seu sistema de monitoramento geográfico para a Amazônia, que proporciona uma avaliação de riscos relacionados às fazendas fornecedoras indiretas e foi desenvolvida pela Universidade de Wisconsin em parceria com a National Wildlife Federation (NWF). Ademais, a Minerva Foods irá fornecer aos produtores a mesma tecnologia geoespacial que utiliza para obter os melhores resultados de monitoramento do setor, por meio de um aplicativo de verificação de fornecedores desenvolvido pela Niceplanet Geotecnologia, até dezembro deste ano no Brasil, e nos demais países até 2030.

Com foco nas emissões, a companhia se compromete inclusive a reduzir em 30% a intensidade das emissões de gases de Efeito Estufa (GEE) nos escopos 1 e 2 até 2030; e a manter sua matriz energética carbono neutro com 100% da energia advinda de fontes renováveis – meta já alcançada em 2020.

No paralelo, a Minerva Foods também irá inserir 50% dos fornecedores de carne bovina no Novo Programa de Baixa Emissão de Carbono até 2030. A estratégia irá fortalecer a parceria com as instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT/Colômbia), e o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA/Uruguai). A iniciativa consistirá na realização de ações como: a aplicação de metodologia para monitorar, relatar e verificar o balanço de carbono das fazendas na América do Sul; o apoio na restauração da vegetação nativa alinhada à Década de Restauração de Ecossistemas das Nações Unidas, e a promoção de parcerias com instituições financeiras para implementar um financiamento que reconheça e recompense as práticas produtivas sustentáveis.

“Temos o entendimento de que a corrida para a emissão líquida zero deve ser um esforço coletivo. Por isso, estamos envolvidos em parcerias e coalizões com o objetivo de abordar as mudanças climáticas e impulsionar a sustentabilidade do setor. As ações e compromissos se baseiam em décadas de diligência à melhoria dos resultados ambientais e sociais, dentro dos três pilares da sustentabilidade da Minerva Foods: dedicação ao planeta, prosperidade da nossa gente e qualidade do produto e respeito à vida”, reforça Custódio.

Minerva Foods lança a 10ª edição do Relatório de Sustentabilidade 2020

O ano de 2020 representou importantes marcos na área de Sustentabilidade para a Minerva Foods, conforme mostra seu Relatório 2020. Entre eles, a companhia seguiu amadurecendo sua atuação na rastreabilidade da cadeia para combater o desmatamento ilegal dos ecossistemas tropicais. Atualmente, a Minerva Foods monitora mais de 14 milhões de hectares com tecnologia de mapeamento geográfico de fornecedores em todos os biomas brasileiros e no Paraguai.

A empresa é também pioneira no País por ter 100% dos fornecedores diretos com mapas georreferenciados na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal e na Mata Atlântica, incluindo os fornecedores de ciclo completo – que produzem desde o nascimento do bezerro à produção industrial.

Em 2020, a empresa iniciou também seus testes com a ferramenta Visipec para avaliação dos riscos relacionados às fazendas fornecedoras indiretas na Amazônia. Os resultados preliminares apontaram mais de 99% de conformidade para as fazendas indiretas de nível 1, identificadas pela ferramenta, seguindo os critérios definidos pelo Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos.

A Minerva Foods promoveu inclusive a remoção de mais de 38 mil toneladas de CO2 equivalente da atmosfera, por meio do plantio de árvores e de melhorias nos sistemas de tratamentos de efluentes. Também zerou a emissão de gases de efeito estufa (GEE) de escopo 2, com a compra de Certificados de Energia Renovável para todas as operações, garantindo uma matriz energética limpa e sustentável. Por conta dessas ações, a companhia se tornou a primeira empresa Carbono Neutro no escopo 2 do setor.

Além disso, no âmbito social, a Minerva Foods destinou mais de R$ 43 milhões em apoio às iniciativas e doações assistenciais, com o intuito de mitigar os efeitos do novo coronavírus em comunidades locais, onde a companhia mantém suas unidades.