Marketplace de nicho pode ser uma das apostas para 2021

 Marketplace de nicho pode ser uma das apostas para 2021

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De acordo com o estudo realizado pela Webshoppers, no ano passado os varejistas de marketplaces representaram 78% do faturamento total do e-commerce brasileiro. Destes, os nichos mais populares foram esportes, moda e móveis. Acompanhando esse cenário, a Omnik, startup do Grupo FCamara, que transforma lojas virtuais em grandes marketplaces, identificou que o marketplace de nicho é uma das tendências para 2021.

Diferente do marketplace generalista, que conta com maior quantidade de lojas e vários mercados diferentes, o marketplace de nicho é um modelo de negócio baseado em demandas de produtos para mercados específicos, que vem se consolidando por conta do foco em uma categoria, tornando-se um “especialista” no segmento e, consequentemente, trazendo mais credibilidade para a plataforma por conta desse título.

“Uma das maiores vantagens desse mercado é a projeção de um crescimento rápido para o marketplace, porque há uma maior facilidade de direcionar as atenções para um único segmento. Muitos acham que o nicho pode ser pouco lucrativo por ser específico, mas o comportamento e interesse dos consumidores mostram outro caminho e os mercados segmentados vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce”, explica Franklin Bravos, head da OmniK.

De acordo com o executivo, o crescimento desse mercado de nicho é impulsionado pelos consumidores que buscam uma experiência diferente das grandes plataformas, produtos específicos e credibilidade. Há também um caráter afetivo à categoria de produto consumido.

Acompanhe a seguir outros cinco, listados por ele como alguns dos benefícios que podem impulsionar o mercado para essa tendência este ano:

1) Oferta expansiva
As plataformas de nicho apresentam uma seleção profunda em categorias de produto estritamente definidas, destacando marcas que, de outra forma, poderiam se perder em grandes marketplaces.

2) Aquisição de clientes
De acordo com o Internet Retailer, 44% dos consumidores que descobrem uma marca, em um marketplace, acaba por acompanhá-la para planejar suas próximas compras. Isso acaba auxiliando a marca a desenvolver mais audiência e fidelidade.

3) Comunidade
Marketplaces de nicho possibilitam maior interação entre os compradores e vendedores com interesses semelhantes. Isso ajuda no momento de avaliar o produto ou o próprio serviço do seller que está ofertando, colaborando com a comunidade sobre os assuntos relacionados ao segmento.

4) Compradores qualificados
Os mercados especializados têm como alvo as pessoas interessadas e entusiastas de um segmento específico. E esses mesmos clientes possuem motivação para o consumo e o acompanhamento da marca.

5) Personalização
Alguns mercados podem aproveitar os dados para personalizar o conteúdo e demais ações estratégicas, como o caso da Enjoei, que trabalha toda sua estratégia de comunicação voltada para um público específico “nichado”: a geração Millennial