Market4u abre uma loja a cada 24h

 Market4u abre uma loja a cada 24h

IMAGEM: Divulgação

Líder no ranking das 20 maiores microfranquias da ABF em 2023, a rede de minimercados autônomos que usa IA no dia a dia dos negócios prevê chegar a 50 mil unidades e faturar R$ 6 bilhões até 2028

O modelo de mercado autônomo demorou um pouco a pegar no Brasil, gerando uma certa insegurança no consumidor. Mas hoje, dez anos depois, o segmento já se consolidou, e uma rede de franquias, a market4u, virou líder ao fechar 2023 com mais de 2 mil operações e crescimento de 70%. 

A rede, que lidera o Top 20 das maiores microfranquias de 2023 (com investimento inicial de até R$ 135 mil) divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), teve variação positiva de 42%, subindo do quarto para o primeiro lugar no ranking (de 1.447 para 2.100 unidades). 

Usando inteligência artificial (IA) além do merchandising, e aplicando em áreas como precificação, mix de produtos e previsão de índice de saúde das unidades, a rede aumentou em 1,5% a margem das operações, expandiu faturamento em 10% e reduziu em 90% o índice de fechamento de lojas.

Com uma média de 22 aberturas de lojas por mês em condomínios residenciais e comerciais, a market4u chegou a inaugurar uma unidade a cada 24 horas nos meses de março, novembro e dezembro de 2023 – movimento que continua a se repetir agora, no início de 2024, segundo o CEO Eduardo Córdova.  

“Nosso franqueado tem em média cinco lojas e em mais de um condomínio, geralmente não opera uma só. Por isso nosso crescimento tem sido exponencial”, explica, lembrando que a tecnologia tem sido aplicada para melhorar a experiência do usuário e o relacionamento com franqueados. “Para nós, eles são um ativo muito importante, e 2023 foi um ano em que conseguimos nos aproximar muito mais da rede e preparar melhor nosso time, o que permitiu esse crescimento sustentável.” 

Este não é um pré-requisito, mas há uma taxa de franquia de R$ 50 mil para abertura de até 5 unidades, o que acaba puxando essa quantidade de inaugurações, e mais R$ 25 mil para equipamentos e estoque. Assim, o investimento inicial fica em R$ 75 mil. 

Segundo o CEO, cada loja fatura em média R$ 10 mil, com rentabilidade média de 15% a 20% e retorno de investimento de 15 a 20 meses. 

ESTRATÉGIA AGRESSIVA

O novo foco da rede agora vai além dos condomínios residenciais, ou seja, a expansão dentro de empresas, como escritórios de advocacia ou empresas de tecnologia, segundo Córdova. Ele diz que a market4u mapeou mais de 300 mil pontos com mais de 100 colaboradores para abrigar essas lojas.

A ideia é levar comodidade para os funcionários que quiserem fazer um lanchinho nos intervalos, ou mesmo aproveitar para fazer algumas compras para levar para casa direto da empresa.

“Há estudos que apontam que essas práticas aumentam a produtividade e a motivação do colaborador no ambiente de trabalho”, afirma. Hoje, 10% da rede está instalada nesse tipo de ponto comercial. 

Com essa tática de expansão para lá de agressiva, a market4u planeja faturar R$ 340 milhões em 2024 (foram R$ 170 milhões no ano passado). O objetivo é fechar o ano com mais 4 mil unidades em operação em todo o país e, até 2028, alcançar o total de 50 mil lojas e um faturamento de R$ 6 bilhões.Córdova, da market4u: IA é a grande tendência do franchising em 2024 (Foto: Rebeca Ribeiro/DC)

Para o CEO, a inteligência artificial será o grande trunfo da rede para aumentar seu share, que hoje já é de 20%. “Tudo hoje é IA, essa é a grande tendência de tecnologia para o franchising: não só melhora a experiência do cliente, mas ajuda a definir mix, promoção, ter mais eficiência nas compras, na logística. Diria que essa é uma pauta prioritária para qualquer empresa, não tem como fugir disso.” 

Além de PDXs (pontos de experiência) espalhados em 24 estados brasileiros, a market4u conta com o app “É Daqui”, que funciona como uma rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores. 

A ferramenta também conta com marketplace, que reúne parceiros de cada região que oferecem produtos e serviços indisponíveis nas gôndolas, como açougue e hortifruti, além de estética e lavagem automotiva.

AS 20 MAIS 

Com a market4u no topo, o ranking das 20 maiores microfranquias da ABF em 2023 contou com alguns destaques, com diversas empresas do segmento financeiro, como a Prudential (Seguros), que ficou em segundo, subindo de 1.594 para 1.686 unidades (6%), e a Seguralta, em terceiro, com 1.672 (-5%).

Duas redes estreantes começaram em destaque: a É Seguro Corretora, que já entrou em 6º lugar e alcançou a maior variação positiva da lista, 103%, subindo de 399 para 809 operações, e a Cotafácil (Consórcios) na sequência, com variação de 67% e expansão de 137 para 421 unidades. 

“As microfranquias são o símbolo do franchising inclusivo, que fortalece o empreendedorismo. E isso fica mais evidente ao observarmos a expansão desses negócios de menor investimento e formatos mais enxutos, que continuam crescendo em ritmo acelerado”, diz Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF. 

Além de ampliar o ranking das microfranquias de 10 para 20 redes em 2023, já que a última posição conta com mais de 300 operações, a ABF também incluiu no ranking redes mistas (modelo tradicional e micro) com mais de 50% de microfranquias em sua rede para agrupar negócios com perfil próximo.