Marfrig adota blockchain para ser sustentável

 Marfrig adota blockchain para ser sustentável

Líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina no mundo, a Marfrig acaba de escolher o blockchain para conectar-se com todos os seus fornecedores diretos e indiretos com mais segurança e transparência. A adoção do sistema Conecta faz parte do plano Marfrig Verde+, lançado em julho de 2020, com o objetivo de garantir que 100% da cadeia de produção da empresa seja sustentável e livre do desmatamento até 2030 — aliando produção, conservação e rentabilidade.

Pensada em parceria com Safe Trace, CPQD, TNC e Amigos da Terra para a realidade da Marfrig, a Conecta possui acesso simplificado, no qual o produtor recebe o convite para baixar o aplicativo e se cadastrar, sendo que, na sequência, já é possível incluir os dados de suas propriedades e dos rebanhos, como certificados de nascimentos, mortes e vacinação dos animais, além de convidar seus fornecedores e registrar compras, vendas e outras operações. Na plataforma também serão armazenadas as certificações socioambientais exigidas para permitir o fornecimento à Marfrig.

“O objetivo é estabelecer uma ferramenta robusta que seja a principal aliada ao dia a dia dos nossos parceiros, trazendo mais eficiência e rentabilidade. Por meio da Conecta, além de prestar informações relevantes para o fornecimento à Marfrig, os produtores terão acesso a uma melhor gestão do seu negócio, com inclusão dos dados de produtividade das propriedades e rebanhos”, reforça Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig, ao informar que o projeto já está em fase de implementação e que em breve os parceiros serão convidados.

Para o coordenador do Conecta, Vasco Picchi, o objetivo é qualificar a cadeia produtiva em função de dois grandes parâmetros: o socioambiental e o sanitário. “O papel da plataforma é viabilizar o monitoramento e a verificação de compromissos firmados reconhecendo o protagonismo do produtor como agente de transformação. Ao aderir à Conecta, o produtor passa a ter acesso a informações públicas e privadas sobre a propriedade que o auxiliam na gestão do rebanho e no relacionamentos com fornecedores e clientes, estimulando o compartilhamento seguro e voluntário de informações que valorizem as produções livres de desmatamento, exploração de terras indígenas e trabalho escravo”.

A plataforma Conecta também é importante para aplicação de um dos diferenciais do plano Marfrig Verde+, o princípio de produção-conservação-inclusão. De acordo com Paulo Pianez é uma premissa básica. “Queremos incluir os produtores cujas propriedades tenham pendências por meio de consultoria e tecnificação, dando suporte para que regularizem sua atividade”, esclarece o diretor de sustentabilidade da Marfrig.

A iniciativa cria também uma rede positiva que permeia a cadeia para alcançar os elos anteriores à engorda. Depois de cadastrados, os fornecedores diretos da Marfrig podem convidar seus próprios fornecedores que serão incluídos na base sucessivamente e, então, as decisões de compra passam à conformidade.