Marcas de supermercados estão entre as mais valiosas

 Marcas de supermercados estão entre as mais valiosas
Considerando as 100 principais marcas de varejo mais valiosas do mundo, 37 delas são de supermercados, segundo o estudo feito pela Brand Finance. O ranking Brand Finance Retail 100 2021 mostra que as marcas de supermercados, juntas, somam o valor de US$ 185,3 bilhões. Melhor do que o desempenho dos supermercados, segundo o ranking, foram as empresas voltadas para o varejo online, os e-commerces, com o maior crescimento médio, 38% no valor da marca.
O método usado pela empresa de consultoria nesta pesquisa calcula o valor da marca, a partir de métricas sobre investimento em marketing, patrimônio e desempenho dos negócios. Além disso, a avaliação da Brand Finance se baseia também em dados originais de pesquisa de mercado, com mais de 50 mil entrevistas.
A Amazon lidera o ranking de marcas mais valiosas do varejo global, com crescimento de 15% e, segundo o relatório, a pandemia teve papel fundamental por conta do aumento sem precedentes da demanda online. O levantamento também indica que em 2021, em média, os supermercados aumentaram os valores das marcas em 6%. Entre os mais bem colocados estão dois supermercados alemães: Aldi e Lidl, ocupando o 14º e 15º, respectivamente.