Inteligência e estratégia a serviço das suas vendas

 Inteligência e estratégia a serviço das suas vendas

A PepsiCo é líder da categoria de salgadinhos e está à frente nesse processo de GC em todo o Brasil.

Atualmente, mais de 20 redes contam com o GC PepsiCo e os resultados surpreendem: a PepsiCo foi classificada em 6º lugar na pesquisa Advantage em “Desenvolvimento de Categoria”, subindo 10 posições em apenas um ano.

Entenda como funciona o processo que vai transformar o seu supermercado, tornando a categoria de salgadinhos muito mais atrativa em sua loja:
Evite a ruptura e encante o cliente com um sortimento desenvolvido sob medida
O GC PepsiCo prevê uma avaliação criteriosa do sortimento da sua loja, levando em conta toda a expertise que a empresa tem do mercado em que atua e também a realidade do público atendido.
Após essa análise, são feitas recomendações específicas, que visam aprimorar o mix no seu PDV, envolvendo, geralmente, uma redução de 10 a 15% na quantidade de itens da loja, porém sem perder cobertura de mercado, gerando em média um ganho de mais de 10 pontos percentuais em cobertura Nielsen.

Aposte na exposição correta para gerar conversão
Depois de recomendar um sortimento assertivo, a PepsiCo também entrega um racional de exposição baseado na árvore de decisão do shopper da categoria. Essa inteligência permite dispor os produtos de forma que o cliente encontre rapidamente o que procura, aumentando muito as possibilidades de conversão. Nas redes que já operam com essa exposição, o aumento registrado é de até 10% no R$/KG* da categoria e um crescimento significativo, em torno de +20% no sell out*.

*Fonte: Sellout Antes e Depois nos varejos que implementaram essa mudança.

Experimente uma estratégia além do ponto natural. Conheça a execução 360º
A visibilidade é a maior razão de compra de salgadinhos. Para gerar a compra por impulso, é fundamental ter uma boa estratégia de exposição, com pontos extras, itens presentes em locais de alto fluxo, como o checkout, e cross com outros produtos, pensando em diferentes momentos de consumo do shopper. Além da correlação dos salgadinhos com refrigerantes, por exemplo, a PepsiCo tem estudos que indicam algumas combinações não tão óbvias, e que podem render excelentes resultados nas vendas. A batata palha é um caso de sucesso: por ser um acompanhamento de refeição e estar no mesmo momento de consumo de molhos e condimentos, recomenda-se que seja colocada nesse corredor. Essa mudança registrou um aumento de 41% nas vendas, em unidades, nas redes em que o processo foi adotado.

Conte com insights valiosos para acompanhar as mudanças do shopper
Hábitos de consumo mudam constantemente. E é essencial que o PDV consiga acompanhar essas transformações, refletindo uma estratégia de execução adequada às necessidades do shopper. O GC PepsiCo trabalha com diversos institutos de pesquisa, acompanha tendências do Brasil e do mundo, e consegue antecipar movimentos que impactam significativamente as vendas. Você, como parceiro, pode contar com esses dados, para utilizá-los como diferencial competitivo na operação.

Redes que já operam o GC PepsiCo, seguindo todas as recomendações do processo, registraram crescimento superior a 30%* nas vendas da categoria, acima do mercado e dos principais varejos da região em que estão inseridas.