Unilever anuncia o programa de “Alimentos do futuro”

 Unilever anuncia o programa de “Alimentos do futuro”

A Unilever anunciou recentemente o seu mais novo compromisso de sustentabilidade para a categoria de alimentos, que tem como um dos pilares aumentar em 1 bilhão de euros, as vendas de carne à base de plantas e alternativas aos laticínios, no prazo de cinco a sete anos.

Com o lançamento global do programa “Alimentos do futuro”, a Unilever tem como objetivo oferecer mais opções às pessoas que queiram fazer a transição para dietas mais saudáveis e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental da cadeia alimentar global.

“É amplamente sabido que o atual sistema alimentar global é não é sustentável – tanto do ponto de vista do meio ambiente, quanto do ponto de vista da nutrição humana. Enquanto um bilhão de pessoas no mundo sente fome, outros dois bilhões estão obesos ou com sobrepeso. Antagonicamente a essas realidades, um terço de todos os alimentos produzidos é desperdiçado. É preciso agir e agir urgentemente”, afirma Hanneke Faber, presidente da divisão de alimentos e refrescos da Unilever.

Para ajudar nesse cenário, a companhia lançou a marca The Vegetarian Butcher, já à venda no Brasil para o segmento de Food Service, e o incremento do portfólio, com opções veganas, como as que já existem nas marcas Hellmann’s, Magnum e Ben&Jerry’s, serão responsáveis por impulsionar o crescimento da companhia no mercado.

“Não cabe a nós interferir no que as pessoas querem comer, mas sim democratizar opções mais saudáveis e à base de plantas para todos. Estamos nos comprometendo com metas ousadas e abrangentes, que demonstram o compromisso que temos de liderar esse movimento positivo”, complementa Faber.

Além disso, o compromisso também tem entre os seus objetivos:

– Reduzir à metade o desperdício de alimentos em toda a operação, das fábricas aos pontos de venda, até 2025.

– Dobrar o número de produtos (meta global), com níveis positivos de nutrição até 2025.

– Continuar reduzindo os níveis de calorias, sal e açúcar em todos os produtos:

– Ter 85% do portfólio global de alimentos com menos sal até 2022, o que ajudará os consumidores a diminuir a ingestão de sal diária para não ultrapassar os 5g recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

– 95% dos sorvetes não terão mais do que 22g de açúcar total, e 250 Kcal por porção, até 2025. Isso vale também para os sorvetes infantis da companhia, que desde 2014 foram limitados a 110 kcal.
Unilever pelo mundo

Em 2019, a Unilever investiu 85 milhões de euros no The Hive, um centro de inovação em alimentos na Universidade de Wageningen, na Holanda, para apoiar a pesquisa de ingredientes vegetais e alternativas à carne, safras eficientes, embalagens de alimentos sustentáveis e alimentos nutritivos.

As metas da Alimentos & Refrescos também contribuem com os compromissos mundiais da Unilever de alcançar uma cadeia de suprimentos sem desmatamento até 2023; investir € 1 bilhão em um novo Fundo de Clima e Natureza; e zerar as emissões líquidas para todos os produtos até 2039.

Além disso, a companhia se comprometeu a garantir que 100% de suas embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, até 2025.