IDV projeta leve crescimento nominal nas vendas do varejo para os próximos três meses

 IDV projeta leve crescimento nominal nas vendas do varejo para os próximos três meses

As maiores projeções ficaram para o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico

Com um leve crescimento nominal de 0,6% nas vendas no mês abril, o varejo deve crescer 1,9%, 2,2% e 3,4% em maio, junho e julho, respectivamente, segundo projeções feita pelo IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Em termos reais, quando descontado o IPCA, abril deste ano apresentou queda nas vendas de 3,6%. E as projeções para maio, junho e julho ficam em queda de 2,3%, 1,8% e 1,7%, respectivamente.

Três setores projetam crescimento para os próximos três meses, materiais de construção, outros artigos de uso pessoal e doméstico e tecidos, vestuário e calçados; e três apontam desaceleração ou manutenção, supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo, móveis e eletrodomésticos e artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos.

Destaques no período

As maiores projeções ficaram para o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com crescimento de 21%, 17% e 17% em maio, junho e julho. Em abril, houve crescimento nominal de 6%. Já o setor de materiais de construção apresenta projeções de crescimento 8%, 9% e 10%, respectivamente, para maio, junho e julho. Em abril, houve queda de 2%. O setor de tecidos, vestuário e calçados registrou alta de 8% em abril, com projeções de crescimento para maio, junho e julho de 7%, 14% e 19%, respectivamente.

O setor de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos registra um cenário de manutenção, com alta de 16% em abril e projeções de 13%, 10% e 13% para maio, junho e julho, respectivamente.

Já o setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo tem uma expectativa de desaceleração. Em abril, registrou queda de 4%, e as projeções para maio, junho e julho são de queda de 7%, 5% e 3%, respectivamente. O mesmo cenário ocorre com o setor de móveis e eletrodomésticos, que teve queda de 3% em abril e apresenta projeções negativas para os próximos três meses, de -2%, -5% e -2%.

As projeções são feitas a partir das associadas ao IDV em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses.

Imagem: Shutterstock