Gigantes de restaurantes investem para concorrer com iFood

 Gigantes de restaurantes investem para concorrer com iFood

Com os serviços de delivery cada vez mais em alta, os grandes representantes da modalidade terão um forte concorrente em breve. Aprovada recentemente pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Quiq, plataforma de integração de serviços de delivery desenvolvida pelas redes de restaurantes Pizza Hut, Rei do Mate, Outback e Giraffas foi publicada recentemente no Diário Oficial da União.

O conceito do aplicativo surge com a ideia de organizar, em uma única plataforma, modalidades diferentes de entrega e até mesmo a retirada de comida nos estabelecimentos, aumentando as possibilidades das concorrentes do setor. As companhias haviam pedido autorização ao órgão que fiscaliza a concorrência no país para a criação do negócio de forma preventiva no final do ano passado, para evitar eventuais problemas concorrenciais no futuro.

Especialista em Gerência de Operações, Supply Chain Management e Sustentabilidade Corporativa, o professor do COoppead e da UFRJ, Leonardo Marques, analisa a plataforma: “O objetivo da joint venture é ‘enfrentar’ a concorrência dos aplicativos de entrega como o iFood, Rappi e Uber Eats, que já dominam o mercado de delivery. No documento enviado ao Cade, as empresas argumentaram que uma nova empresa aumentaria a concorrência no setor.”

“O número de deliveries subiu de 500 mil em 2019 para 2 milhões no ano passado”, explica Gustavo Schifino, diretor de desenvolvimento de plataformas digitais da 4all, que desenvolveu a plataforma Quiq.

Outro destaque da criação do Quiq está na redução dos valores e das taxas cobradas aos estabelecimentos de alimentação. Espera-se que, com a criação de um aplicativo que terá grandes redes de comida entre suas opções, os preços se tornem mais competitivos. Em documento das empresas, o lançamento do Quiq estava previsto para o final de 2021, mas foi antecipado para agosto, já que processo de aprovação levou sete meses, propiciando que a plataforma chegue ao mercado antes do esperado.