Gastos mundiais de empresas com TI crescerão 4,3% em 2023 

 Gastos mundiais de empresas com TI crescerão 4,3% em 2023 

O segmento de software deve ter um crescimento de dois dígitos

Os gastos mundiais com TI devem totalizar US$ 4,7 trilhões em 2023, cifra que representa um aumento de 4,3% em relação a 2022. De acordo com a Gartner, empresa especializada em pesquisa e aconselhamento para empresas, os CEOs continuam perdendo a competição por talentos de TI e transferindo os gastos para tecnologias que permitem automação e eficiência para impulsionar o crescimento em escala com menos funcionários.

O segmento de software deve ter um crescimento de dois dígitos em 2023, à medida que as organizações aumentarem a utilização e realocarem os gastos para espaços que suportam o ganho de eficiência, como aplicativos de planejamento de recursos empresariais (ERP) e gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM). Os aumentos nos preços dos fornecedores também continuarão a impulsionar os gastos com software ao longo deste ano.

Embora a perspectiva geral para os gastos com TI das empresas seja positiva, os investimentos em dispositivos cairão 8,6% devido ao impacto contínuo da inflação no poder de compra dos consumidores.

Embora a Inteligência Artificial Generativa seja a principal preocupação de muitos líderes, ela ainda não afeta significativamente os níveis de gastos com TI. A longo prazo, a ferramenta será incorporada principalmente às empresas por meio de gastos existentes.

“Todos os anos, novos recursos são adicionados a produtos e serviços de tecnologia como complementos ou atualizações. A maioria das empresas incorporará a tecnologia de maneira lenta e controlada por meio de atualizações de ferramentas que já estão incorporadas aos orçamentos de TI”, conta John-David Lovelock, vice-presidente e analista do Gartner.

Imagem: Shutterstock