Franquias pegam carona nos supermercados

 Franquias pegam carona nos supermercados

Desde o início da pandemia, as pessoas passaram a dar maior preferência às lojas de vizinhança, consumindo de forma mais fragmentada, sem a necessidade de fazer grandes estoques atualmente. Neste quesito, a busca total pela conveniência em condomínios tem sido uma excelente oportunidade, cada vez mais explorada pelos varejistas.

Primeiro foram as redes de supermercados Enxuto Aqui, no interior de São Paulo, e o Hirota Food Supermercados, ambos com lojas ou containers instalados dentro dos condomínios. Agora é a vez das lojas de conveniência, que também querem se tornar a nova despensa desses moradores, que adquiriram novos hábitos de consumo pós-pandemia.

De acordo com o levantamento realizado pela consultoria britânica Ascential Retail, as lojas de conveniência registraram um aumento considerável nesta pandemia de 11,6%. Aliás, as vendas em lojas de conveniência no mundo registraram durante todo o ano de 2020 o 3º maior crescimento entre as categorias do varejo, com 7,4%.

Entre os modelos de negócios já instalados, estão, por exemplo, o Mercadino, loja de conveniência 24h, que oferece alimentos e produtos diários, dentro de lojas que têm o formato de container. A marca, 100% do Grupo Atnzo, oferece um mix de produtos contendo itens para higiene e alimentos como açúcar, adoçante, sal, arroz, feijão, bolachas, leite, farinhas, entre outros.

“Nós levamos o container para dentro dele, sem ter que subir ou quebrar nenhuma parede, em um espacinho pequeno disponível. Eles estão à disposição 24 horas por dia, com uma variedade de itens importantes”, explica a diretora executiva da holding de franquias Atnzo, Gislene Camacho. Além dos condomínios, algumas dessas lojas têm sido abertas também nas áreas externas de shoppings, prédios comerciais e áreas rurais.