Dia dos Pais: 85% dos moradores das favelas pretendem comprar presentes

 Dia dos Pais: 85% dos moradores das favelas pretendem comprar presentes

Segundo a pesquisa Persona Favela, gasto médio será de R$ 191,93

Com um gasto médio de R$ 191,93, 85% dos moradores de favelas e comunidades periféricas vão comprar um presente no Dia dos Pais. Segundo a pesquisa Persona Favela do NÓS, do Novo Outdoor Social e da HSR Specialist Researchers, 33% vão gastar mais, em relação a 2022, e 45% pretendem manter os gastos do ano passado.

Além dos pais (82%), outros membros da família ou do convívio dos moradores serão presenteados, incluindo namorados e esposos (14%), avôs (10%), sogros (7%) e irmãos (4%).

Entre os entrevistados, 51% afirmaram que irão comprar presentes para suas mães – entre o público de 18 a 24 anos, esse índice chega a 59%. Esse número reforça outra conclusão importante do estudo: para 70% dos participantes que declararam ter pais ausentes ou não conhecidos, suas mães são como pais.

“Esses insights merecem total atenção das marcas e anunciantes, tendo em vista o poder de consumo desses territórios, e da indústria varejista, pela força dos negócios locais que giram a economia circular e gera emprego e renda para as comunidades,” comenta Emilia Rabello, fundadora e CEO do NÓS, o Novo Outdoor Social.

O estudo revelou ainda que “a necessidade do pai”, “aquilo que ele está precisando” serão os principais motivadores para a compra do presente. Entre os itens mais procurados estão roupas (39%), perfumes (29%), calçados (27%), acessórios esportivos (22%), relógios (22%) e outros acessórios, como carteiras (21%).

Compras na comunidade

Entre os moradores, 53% comprarão nas lojas da comunidade, seguidos dos shoppings e lojas online. Além disso, 79% dos entrevistados preparam algum tipo de festa para o Dia dos Pais, com preferência por almoços ou jantares (28%) e churrascos (19%).

Para Lucas Pestalozzi, sócio da HSR Specialist Researchers, a recente melhora da economia, com aumento além do esperado do PIB, é um dos fatores que explica o maior interesse em consumo nas favelas este ano. “É fundamental observar a positiva consciência financeira dos moradores, uma vez que 59% deles pretendem manter os gastos dentro do orçamento”, afirma.

Foram ouvidos 1.616 participantes, moradores de periferias brasileiras em entrevistas presenciais e online. O índice da confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de apenas 2,4%.

Imagem: Shutterstock