Consumidor pretende gastar mais no Dia dos Pais

 Consumidor pretende gastar mais no Dia dos Pais

Este ano a intenção média dos gastos com os presentes para Dia das Mães foi de R$ 210, enquanto no Dia dos Namorados o valor subiu para R$ 240. A julgar pelo crescimento gradual, os dados levantados pela Shopee revelam que para o Dia dos Pais (8 de agosto) o tíquete médio será maior ainda, com os consumidores pretendendo gastar algo em torno de R$ 245.

O levantamento foi realizado com 3,8 mil entrevistados que têm como hábito realizar suas compras pela internet (60%), principalmente entre as mulheres, que representam 67% desse público. Além disso, 70,5% dos entrevistados estão indecisos sobre o que presentear, 53,7% planejam comprar algo com duas semanas ou mais de antecedência, e 15% preferem escolher algo que a pessoa deseja ganhar. Nestes casos, os presentes mais cotados para os pais estão sendo os calçados, com 16% das intenções de compra, seguidos dos acessórios (como relógio, carteira, óculos e boné), joias, itens de esporte, câmeras e acessórios, eletrodomésticos, saúde e beleza, itens para veículo, informática, comida e bebida.

Outro critério importante para 60,5% dos entrevistados são os preços acessíves e a boa relação de custo-benefício na hora de buscar as opções de presentes. Além disso, o estudo apontou os quatro principais fatores que levam os consumidores às compras online. São eles: os cupons de frete grátis (66%); os preços baixos (57,1%); as promoções (56,6%) e a variedade de produtos disponíveis (54%).

Outras curiosidades

De maneira geral, 70,5% dos participantes costumam usar o e-commerce para comprar seus presentes em datas comemorativas. Os resultados revelam inclusive um comportamento de consumo onde quem compra online há mais tempo tende a gastar mais: R$ 263 será o ticket médio de gasto para quem compra na internet há mais de um ano; R$ 226 para compradores de seis meses, e R$ 204 será gasto por quem está há menos de seis meses comprando no universo digital.