Comunicação interna pode ajudar a manter o engajamento

 Comunicação interna pode ajudar a manter o engajamento

Quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, a Coop estava reestruturando sua área de Comunicação Corporativa. Todas as suas linhas de negócio – supermercados, drogarias e postos de combustíveis – oferecem produtos e serviços essenciais e não podiam parar. Como manter os colaboradores da linha de frente engajados em meio a um cenário tão delicado?

Para Carolina Gomes, head de Comunicação Corporativa da Coop, a comunicação interna ganhou um papel ainda mais fundamental nesse contexto, proporcionando espaços para diálogo, fortalecendo a cultura e ajudando a manter a saúde física e mental das equipes. Além de realizar ações para adequar processos e atividades mantendo em vista a segurança dos colaboradores, a empresa investiu na aceleração digital de sua comunicação interna.

Seus canais já existentes foram digitalizados e ganharam uma curadoria de conteúdo pensada no que havia de mais relevante para a liderança e os colaboradores, em um período com tantas informações novas a cada dia. A empresa também lançou novos canais para promover a interação entre os times, como lives com a participação dos funcionários, uma intranet, uma revista digital e o uso do WhatsApp. Como resultado, o índice de satisfação com a comunicação interna chegou a 89,6% na última pesquisa anual. “Esse indicador já seria bem expressivo em um cenário sem pandemia, mas diante do desafio do momento, ele foi ainda mais gratificante e um sinalizador de que a Coop está num caminho promissor de evolução da forma de se comunicar com o seu time”, afirma Carolina.

Importância individual e como equipe

Na rede Supermercados Dalben, as ações de comunicação interna tiveram como foco reforçar a sensação de segurança dos colaboradores da linha de frente. A iniciativa Guardiões do Bem envolveu os próprios funcionários na conscientização de seus colegas e também dos clientes dentro das lojas sobre as principais medidas de proteção.

A diretora de Marketing da rede, Fernanda Dalben, conta que a iniciativa ajudou a deixar as equipes mais engajadas e cientes de seu papel essencial neste cenário de pandemia. “É interessante lançar campanhas que mostrem a importância de cada um dentro do supermercado e que todos da empresa estão unidos com o propósito de se cuidar, fazendo com que o colaborador se sinta parte de um movimento único”, acrescenta.