Com pandemia, delivery de refeição virou presente de Dia das Mães

 Com pandemia, delivery de refeição virou presente de Dia das Mães

Pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia das Mães apesar da crise econômica causada pela covid-19.

Vestuário, calçados e adereços são preferências, com 65,2% das intenções de compras, seguidos por perfumes e cosméticos, com 53,9%, e móveis e eletrodomésticos, com 49,5%%.

Na pesquisa aparecem itens não mencionados em levantamentos anteriores, como cesta de café da manhã (18,6%) e delivery de refeições (11,3%).

“Após um ano de quarentena, com restrições ao varejo físico, o consumidor teve que adotar um novo modo de vida que o obrigou a repensar os produtos para o lar”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Mesmo em tempos de pandemia, ainda há 6% de entrevistados que querem dar viagem de presente para as mães.

ESTADO DE SÃO PAULO

Os resultados da pesquisa obtidos no estado de São Paulo não diferem muito daqueles que foram registrados no país. Desta forma, vestuário, calçados e adereços também aparecem como um dos principais itens, com 61,1% das preferências, juntamente com perfumes, cosméticos, joias e bijuterias, que alcançam, somados, 76,8% das intenções de compras.

Há uma pequena diferença, no entanto, quando analisamos os itens móveis e eletrodomésticos. Estes setores aparecem com 34,3% de intenções de compras, proporção bem abaixo da registrada com a soma das cinco regiões do Brasil (50%).

Já os itens digitais apresentam intenção de 17,4%, levemente abaixo da observada no Brasil (20%).