Carrefour lança editais para promover a equidade racial

 Carrefour lança editais para promover a equidade racial

Carrefour; Pamplona; Supermercado Foto: Germano Lüders 1/08/2017

O Grupo Carrefour Brasil lançou hoje (dia 1) o primeiro ciclo de editais de estímulo à equidade racial, com foco no fortalecimento de instituições, fomento ao empreendedorismo negro e combate ao racismo. Ao todo são três editais que beneficiarão cerca de 40 organizações e coletivos das cinco regiões do Brasil, como uma forma de dar início a uma série que prevê investimentos futuros nas temáticas de educação, empregabilidade e empreendedorismo.

Os editais foram desenvolvidos com o apoio da KLID, consultoria que ajuda organizações interessadas em apoiar causas sociais, e o total dos investimentos neste primeiro ciclo chega a R$ 2 milhões. Os recursos serão aplicados durante um ano, com possibilidade de extensão do projeto, dependendo da avaliação.

“Com a participação da sociedade, temos aprendido valiosas lições sobre a questão do racismo no Brasil, seus reflexos e consequências. Estamos realizando as mudanças internas necessárias para promover a igualdade, e entendemos que é essesncial formentar movimentos que já trabalham para o desenvolvimento da comunidade negra e que estão nessa luta há bastante tempo. Estamos dando as mãos a todos para poder mudar essa realidade”, explica Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Dos editais lançados pelo Grupo, o primeiro, que tem investimento de R$ 300 mil, apoia as iniciativas de combate ao racismo e à discriminação, por meio do investimento em projetos e ações de coletivos e organizações da sociedade civil, focados nessa frente. Para isso, serão selecionadas dez organizações que receberão, cada uma, R$ 30 mil para desenvolver campanhas de conscientização de combate ao racismo, além da criação de conteúdo antirracista e projetos de valorização da identidade e da cultura negra, por até 12 meses.

Já o segundo edital é voltado para o apoio e o fortalecimento institucional de organizações e coletivos negros da sociedade civil, que desenvolvem e implementam iniciativas ligadas à temática racial, com foco na população negra. O investimento será de R$ 975 mil, com duração inicial de um ano, e serão selecionadas quinze organizações que receberão R$ 65 mil cada. Os recursos podem ser direcionados ao aprimoramento da estratégia, métodos e processos de gestão, das atividades de comunicação e divulgação institucional e despesas regulares de funcionamento da organização.

Por fim, o terceiro edital dará suporte às diferentes iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro. Com essa frente de investimento, o Grupo Carrefour Brasil busca apoiar coletivos, aceleradoras, incubadoras e instituições sem fins lucrativos que atuem no fortalecimento e expansão do empreendedorismo negro.

Serão selecionadas quinze organizações que receberão um total de R$ 750 mil (R$ 50 mil cada), dinheiro que será usado para investir em atividades de capacitação, formação e mentoria direcionadas para os pequenos e microempreendedores negros. O valor também pode ser usado para estruturar o serviço de consultoria e facilitar a distribuição de tecnologias, ferramentas e processos, bem como na disponibilização de microcrédito e na contribuição à pesquisa e inovação, que fortalece a recuperação econômica de negócios de empreendedores negros.

Para saber mais detalhes sobre os critérios de seleção dos editais e fazer as inscrições, os interessados devem acessar o site Não Vamos Esquecer.